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Título O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ESTUDO DO MEIO THE RECREATIONAL COMPONENT AS PEDAGOGICAL POSSIBILITY IN ENVIRONMENTAL STUDIES
Orientador Nelson Carvalho Marcellino
Autor ANDRÉ BENATTI DE ANDRADE
Palavra chave Estudo do meio, lúdico, lazer.
Grupo CNPQ
Programa MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa 29/06/2012
Nº Downloads 500
Resumo Este trabalho busca fazer aproximações entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lúdico, com o objetivo de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada à vivência da aula não formal. Nosso objetivo é colaborar com o entendimento do EM com base nas características do lúdico, analisando essa metodologia como uma alternativa de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazerosa para quem dela participa. O trabalho foi desenvolvido pela combinação das pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica, realizada a partir de levantamento efetuado nos sistemas de biblioteca da Unimep e da Unicamp e em ferramentas acadêmicas disponíveis na rede mundial de computadores e, posteriormente, utilizando as análises textual, interpretativa e crítica, procura levantar conceitos importantes para o entendimento dessa metodologia de ensino – o estudo do meio. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio têm se apresentado como alternativa cada vez mais frequente – em agências e escolas escolhidas por critérios de representatividade. Envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, diretores e dirigentes de agências por meio de questionário com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lúdico. Uma das importantes questões apontadas na pesquisa é o fato de termos no EM uma possibilidade de grande relevância para o ensino-aprendizado do aluno. Vinte e cinco animadores (80,63%), um dono de agência (33,33%), todos os professores (100%) e todos os coordenadores (100%) acreditam que o EM é uma possibilidade para o ensino-aprendizado. Observou-se também que não só as escolas particulares, mas também as públicas, fazem uso dessa metodologia de ensino com seus alunos. Quanto às questões relacionadas ao lúdico, todos os 32 professores (100%) e os dois coordenadores (100%) entendem que é de extrema importância para o desenvolvimento do aprendizado no EM. No mesmo sentido, 29 animadores (93,54%) e dois donos de agências (66,66%) acreditam no caráter lúdico como possibilidade para o aprendizado no EM. Acreditamos também que a pesquisa pode contribuir para os estudos do lazer, considerando o EM como estratégia de ação na área.
Abstract This essay approaches the concepts of “environmental studies” (ES) and recreational component in order to enhance this teaching methodology that is linked with the experience lived in informal classes. Our objective is to collaborate with the understanding of ES based on the recreational component’s features and analyze such methodology as an alternative for a more efficient and pleasurable teaching-learning process for those involved in it. The work was developed through the combination of literature and field researches. The literature research was performed in the library systems of the Methodist University of Piracicaba (Unimep) and the University of Campinas (Unicamp) and through tools available in the World Wide Web. Through textual, interpretative and critical analysis, it sought to identify important concepts for the understanding of this teaching methodology, i.e., the environmental study. The field research was conducted in Campinas, State of São Paulo – a city where the environmental studies have been increasingly used – in agencies and schools chosen according to the criteria of representativeness. It involved 78 participants – teachers, coordinators, headmasters, and agency managers – and made use of a questionnaire with 16 questions on the environmental studies and the recreational component. An important issue that showed up in the research is that ES is a relevant possibility for the student’s teaching-learning process. Twenty five entertainers (80.63%), one agency owner (33.33%), all teachers (100%) and all coordinators (100%) believe the recreational component is extremely important for the learning process in ES. We believe that this research can also contribute to the studies on leisure, considering ES as an action strategy in this area.
 
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