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Título ATIVIDADES DE AVENTURA NA CONTEMPORANEIDADE: Conceitos, classificações e mercado
Orientador Cinthia Lopes da Silva
Autor Fernando Azeredo Varoto
Palavra chave Lazer, Atividades de Aventura, Mercado e Contemporaneidade.
Grupo CNPQ
Programa MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa 31/08/2011
Nº Downloads 1277
Resumo As Atividades de Aventura (na natureza) estão sendo práticas do lazer contemporâneo e que vêm crescendo a cada dia, tanto no número de praticantes, quanto no número de atividades, são atualmente mercadorias oferecidas pelas empresas de lazer. Temos como objetivo geral o estudo das Atividades de Aventura na Contemporaneidade, e como objetivos específicos temos a análise dos conceitos, classificações e as relações com o mercado das Atividades de Aventura. No meio acadêmico nota-se que as atividades de aventura têm sido um tema debatido em todos os níveis da academia, de modo interdisciplinar, visto as diversas áreas nas quais tem sido tema – educação física, turismo, psicologia, sociologia. Devemos prestar atenção para a Educação Física, por ser nossa área de formação e de pesquisa. Quanto ao referencial acadêmico, fizemos um levantamento bibliográfico das diversas conceituações e definições que essas atividades contemporâneas têm recebido de diversos autores nos últimos 15 anos, e além das conceituações também analisamos alguns modelos de classificação destas atividades, para podermos compreender melhor como elas se desenvolvem e como esse desenvolvimento se relaciona com o mercado, ponto fundamental de nossa reflexão. Em relação ao mercado, tivemos como base autores que discutem sobre a contemporaneidade ou, nas palavras deles – supermodernidade, hipermodernidade e pós-modernidade. Nossa pesquisa foi uma revisão bibliográfica, utilizamos as palavras-chave: lazer, atividades de aventura, mercado e contemporaneidade. Em conclusão a nossas reflexões concluímos que as Atividades de Aventura é um tema que tem sido amplamente discutido no meio acadêmico nos últimos anos, constituindo-se um tema da atualidade. O processo de mercadorização das Atividades de Aventura requer a qualificação dos cursos de formação profissional, de modo que os profissionais do lazer tenham uma atuação que viabilize aos sujeitos refletir sobre a questão ambiental e a compreender as Atividades de Aventura como uma possibilidade de transformação pessoal e social a partir do lazer.
Abstract The Adventure Activities (in nature) are being practices of contemporary leisure and they are increasing everyday, as in the number of practisers, and in the numbers of activities. They are nowadays goods offrered by leisure companies. We aim to study the general Adventure Activities in Contemporary, and specific objectives have the analysis of concepts, classifications and relations with the market for Adventure Activities.In the academic way we can notice that the adventure activities have been an argued topic in all levels of the academy, in as interdisciplinary way, respecting the several areas in which they have been theme: physical education, tourism, phychology, sociologu and so on. We have to pay attention on Physical Education because it is our area of formation and of research. Whatever the academic reference, we did a bibliographical review oh the several conceptualization activities have received from various comtemporary aouthors in the last 15 (fifteen) years, and also the coceptualiations that qe analysed and some models of classification of these activities, so we can understand better as they develop and how this development is related with the market, key point of our reflection. In relation to the market, we had as basis authors that discuss about the comtemporaneousness or, on the word – post-modernity. Our research was a bibliographical review, we used key words as: leisure, adventure activities, market and contemporaneousness. In conclusion of our reflections we realize that the adventure activities are a theme that has been widely discussed in our academic circles in the last years and they are the present news. The process of trade of the adventure activities request a classification of the courses of professional formation, so that the professionals of leisure have a performance that allows the environment question and understand the adventure activities as a possibility of personal and social transformation form leisure.
 
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