Biblioteca Digital
Conteúdo
Biblioteca Digital
Unimep
Teses e Dissertações
   Documentos » Visualiza documento
Voltar
   Informações do registro
Título RELAÇÕES ENTRE O ELEMENTO LÚDICO DA CULTURA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA E O BULLYING ESCOLAR
Orientador Prof. Dr. Nelson Carvalho Marcellino
Autor THIAGO NEHRING
Palavra chave Educação Física, lúdico, lazer e Bullying.
Grupo CNPQ
Programa MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa 01/04/2014
Nº Downloads 381
Resumo Esta pesquisa de natureza qualitativa, englobando investigação bibliográfica e de campo (Severino, 2002), tem como objetivo estudar, como a manifestação do elemento lúdico da cultura nas aulas de Educação Física, pode reduzir ou exacerbar a prática do Bullying escolar. Partindo de apontamentos de autores como Marcellino (2011), Huizinga (2010), Kishimoto (2011) entre outros, pretendemos explicar questões referentes à manifestação do elemento lúdico da cultura, além de, estudar as possíveis relações deste, com ataques de Bullying, nas aulas de Educação Física. Para abordar a agressividade e os temas relativos ao Bullying, realizamos uma revisão bibliográfica com autores especialistas no assunto, como Fante (2005), Silva (2010), Lopes Neto (2006) e outros. Para investigação do objetivo proposto, realizamos pesquisa bibliográfica, posteriormente confrontada com pesquisa de campo, onde aplicamos entrevistas centradas (Thiollent, 1987) com 4 professores de escolas públicas de Piracicaba-SP, assim como observação participante, com produção de diário de campo (Bruynne et alli, 1977), nas mesmas escolas, totalizando 22 aulas observadas. Com este estudo concluímos, entre outros itens que: na manifestação do elemento lúdico da cultura, nas aulas de Educação Física, podemos ter tanto a exacerbação dos ataques, quanto uma forma de redução destes, e uma possibilidade de diagnosticar as agressões resultantes em Bullying; concluímos que o elemento lúdico da cultura, pode assumir os dois papéis, isto é, ser de um lado um inibidor e fator detector dos ataques, usando suas características que favorecem a alegria, a espontaneidade, a criatividade e o clima de liberdade. E por outro lado, favorecer atitudes agressivas, decorrentes justamente, desta sensação de, estar livre, inclusive das regras sociais e morais. Isto dependerá, entre outros fatores, do preparo e atitude do professor.
Abstract This research of qualitative nature, encapsulating bibliographic and field investigation (Severino, 2002), has as its objective studying how the manifestation of the playful element of culture in the classes of physical education can reduce or exacerbate the practice of the bullying. Beginning with quotations of authors such as Marcellino (2011), Huizinga (2010), Kishimoto (2011) among others, we intend to explain subjects referring to the manifestation of the playful element of culture, besides some possible relations from this one with bullying attacks in the classes of physical education. In order to approach the aggressiveness and the bullying-related themes, we performed a bibliographical revision with authors which are experts in that, such as Fante (2005), Silva (2010), Lopes Neto (2006) and others. For the investigation of the object, a bibliographical research was made and confronted afterwards with the field research, from which we have gotten centered interviews (Thiollent, 1987) with four teachers of public schools from Piracicaba – SP, as well as the participating observation, with the production of a field diary (Bruynne et alli, 1977) in the same schools, accounting for 22 classes. With this study it was possible to conclude, among other items, that: the manifestation of the playful element of culture in the classes of physical education, we can have either the exacerbation or the reduction of these attacks, and a possibility of diagnosing the aggressions which ended up in bullying. We concluded that the playful element of culture can work both ways, that is, it can be a factor against the attacks and keep them from happening, putting into practice its characteristics that favor happiness, spontaneity, creativity and the sense of liberty. On the other hand, it can favor aggressive attitudes, derived from the sensation of being free, and also from social and moral rules. It will depend, among other factors, on the teacher’s preparedness and attitude.
 
Download do arquivo Envia e-mail para autor Envia e-mail para orientador