NOÇÕES DE LÓGICA E ALGORITMO
 

Lógica:

           A lógica trata da correção do pensamento, isto é, ela nos ensina a usar corretamente  o raciocínio. Pensar com lógica significa ordenar o pensamento.
           Para resolver um determinado problema é necessário  raciocinar  de forma lógica ordenando  o pensamento com o objetivo de atingir a solução pretendida.
           A lógica está presente no nosso cotidiano, nas nossas ações, quando falamos, ou escrevemos, pois quando queremos falar, escrever ou agir corretamente precisamos ordenar nosso pensamento.

Algoritmo:

           Algoritmo pode ser definido como uma sequência lógica, e sem ambiguidade de passos que levam a solução de um dado problema.
           É uma sequência de passos que visam atingir um objetivo bem definido.
           O algoritmo está presente em todas as ações do nosso dia à dia como se fosse um plano para resolução de problemas.
           Os algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de bolo. Nela está descrita um série de ingredientes necessários, uma sequência de passos a serem cumpridos para atingir o objetivo que é ter um bolo pronto. Ou então um mapa para chegar até a Unimep que descreve o caminho a ser percorrido através de uma sequência de passos.
           Podemos descrever atividades do cotidiano como por exemplo, trocar uma lâmpada queimada. Apesar de aparentemente óbvio demais,  muitas vezes fazemos esse tipo de atividade sem percebermos determinados detalhes. De maneira simples podemos descrever:
 

pegue uma escada;
posicione-a embaixo da lâmpada queimada;
pegue uma lâmpada nova;
suba na escada;
retire a lâmpada velha;
coloque a lâmpada nova
desça e guarde a escada.
           A sequência descrita supõe que a lâmpada nova não esteja queimada e que se tenha apenas uma lâmpada para ser trocada.
           Se tivermos uma outra situação: várias lâmpadas que precisam ser testadas e trocadas ou não, conforme sua condição, a sequência de passos para a solução do problema será outra.
           Para resolvermos um problema através da construção de um algoritmo podemos especificar um método que traduza uma sequência lógica de passos:
 
1. Ler atentamente o enunciado - para resolver um problema é necessária sua compreensão;
2. Retirar do enunciado a relação das entradas de dados - através do enunciado podemos descobrir quais são as informações que devem ser fornecidas, a partir das quais desenvolveremos as ações;
3. Retirar do enunciado a relação das saídas de dados - através do enunciado podemos descobrir quais são os dados que devem ser emitidos para compor o resultado final, objetivo do algoritmo;
4. Determinar as ações que levarão a  atingir o resultado desejado -  nesta etapa precisamos determinar qual  sequência de ações é capaz de transformar um conjunto definido de dados nas informações de resultado;
5. Construir o algoritmo -  descrever os passos para resolver o problema;
6. Executar o algoritmo - implica em executar todas as ações descritas seguindo o fluxo de execução estabelecido, verificando se os resultados obtidos correspondem ao esperado. Desta forma torna-se possível detectar algum possível erro no desenvolvimento do algoritmo. Essa atividade é conhecida como “TESTE DE MESA”.
Exercícios:

1 - Um homem precisa atravessar um rio com um barco que possui capacidade de transportar apenas ele mesmo e mais uma de suas três cargas, que são: um lobo, um bode e um maço de alfafa. O que o homem deve fazer para conseguir atravessar o rio sem perder suas cargas ?

informações:
         um barco
         um homem
         um lobo
         um bode
         um maço de alfafa

ação:
         atravessar o rio sem perder as cargas

resultado:
         todas as as cargas na outra margem do rio.

Algoritmo:
          início
                 atravessar homem e bode
                 voltar homem
                 atravessar homem e lobo
                 voltar homem e bode
                 atravessar homem e alfafa
                 voltar homem
                 atravessar homem e bode
          fim

2 - Elabore um algoritmo que mova três discos de uma Torre de Hanói, que consiste em três hastes (a-b-c), uma das quais serve de suporte para três discos de tamanhos diferentes (1-2-3), os menores sobre os maiores. Pode-se mover um disco de cada vez para qualquer haste, contanto que nunca seja colocado um disco maior sobre um menor. O objetivo é transferir os três discos para outra haste.

informações:
             3 discos
             3 hastes

ações:
             movimentar um disco de cada vez de forma que fiquem ordenado

resultado:
            discos transferidos e ordenados para outra haste

Algoritmo:
          início
                 mover o disco 1 para a haste b
                 mover o disco 2 para a haste c
                 mover o disco 1 para a haste c
                 mover o disco 3 para a haste b
                 mover o disco 1 para a haste a
                 mover o disco 2 para a haste b
                 mover o disco 1 para a haste b
          fim
 

4. Três jesuítas e três canibais precisam atravessar um rio; para tal, dispõem de um barco com capacidade para duas pessoas. Por medidas de segurança não se permite que em alguma margem a quantidade de jesuítas seja inferior à de canibais. Qual a sequência de passos que permitiria a travessia com segurança ?

informações:
             3 jesuítas
             3 canibais
             1 barco com capacidade para 2 pessoas

ações:
             atravessar o rio com segurança

resultado:
             3 jesuítas e 3 canibais na outra margem do rio

Algoritmo:
          início
                 atravessar um jesuíta e um canibal
                 voltar um canibal
                 atravessar dois canibais
                 voltar um canibal
                 atravessar um jesuíta e um canibal
                 voltar um canibal
                 atravessar dois canibais
                 voltar um canibal
                 atravessar um jesuíta e um canibal
          fim

ALGORITMOS

             Já vimos que para resolvermos um problema através da construção de algoritmos podemos seguir um método, entre outros existentes, que traduza uma sequência lógica de passos. Estes envolvem descobrir as informações, ações e resultados.

CARACTERES
 
 
 Caracteres Alfabéticos: 
 A B C D E F ... Z   a b c d e f ... z
Dígitos: 
 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Caracteres Especiais: 
  : ; . , ( )  [ ] { } ? ! @  # $ %  & * _ - =  ’ ” | \ < >  /
Obs: O espaço é considerado caracter especial.
 
 

IDENTIFICADORES
 

             As informações de quaisquer tipos precisam receber nomes que são denominados identificadores. Existem regras para a formação de identificadores:
             o 1º caracter tem que ser alfabético;
             pode conter caracteres alfabéticos e / ou numéricos.

Obs: Não é permitido o uso de caracteres especiais. No caso da linguagem Turbo Pascal é permitido o caracter sublinhado.

Ex: Identificadores válidos:
             Nome, endereço, x7, abc, A533, FGTS,  nome_do_cliente, nomedocliente, NomeDoCliente, resultado.
      Identificadores não válidos:
             5x, A+B, E(7), nome do cliente.
 

CONSTANTES

             Uma informação é constante quando não tem a possibilidade de ser alterada em algum instante no decorrer do tempo.
Ex: ’Universidade Metodista de Piracicaba’, falso, 0.52795.

VARIÁVEIS

             Uma informação é variável quando tem a possibilidade de ser alterada em algum instante no decorrer do tempo.
Ex: cotação do dólar, peso de uma pessoa, preço de uma mercadoria, nome de clientes.

TIPOS PRIMITIVOS

             Os computadores são capazes de manipular e armazenar informações, que são tratadas conforme o tipo de informação. Temos quatro tipos primitivos: inteiro, real, caracter e lógico.

INTEIRO: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros (negativo, nulo ou positivo).
Ex: 15 anos, -2º C, 7 filhos, 0 faltas.

REAL: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais (negativo, nulo ou positivo).
Ex: 1.75 m de altura, R$ 325.42 de saldo bancário, 2.5 m de fio, R$1252.56 de salário líquido.

CARACTER: Toda e qualquer informação composta por um conjunto de caracteres alfanuméricos (A..Z, 0..9) e ou especiais (#,$,@,+,..., inclusive espaço em branco) .
Obs: Todas as informações do tipo caracter devem ser sempre delimitadas por apóstrofes.
Ex: ’Proibido Fumar’, ’Fabio’, ’Rua XV de Novembro, 422’, ’F’ (representa sexo feminino), ’S’ (representa resposta sim).

LÓGICO: Toda e qualquer informação que pode apenas assumir duas situações.
Ex: O rádio pode estar ligado ou desligado. A porta pode estar aberta ou fechada.
 

DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS

             No ambiente computacional as informações são armazenadas, sendo que cada variável pode guardar apenas uma informação de cada vez, sendo sempre do mesmo tipo. Portanto precisamos associar as variáveis a tipos, conforme a informação que se pretende armazenar. A declaração destas variáveis deve seguir a seguinte sintaxe:

             tipo: Lista de variáveis;

Ex: inteiro: x;
      caracter: nome, endereco, cidade;
      real: altura, peso;
      lógico: resposta;

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
             Denominamos expressão aritmética aquela cujos operadores são aritméticos e cujos operandos são constantes e / ou variáveis do tipo numérico (inteiro e / ou real). As expressões podem conter funções matemáticas.

OPERADORES ARITMÉTICOS

             + adição
             - subtração
             * multiplicação
             / divisão (real)

Obs: Na linguagem Turbo Pascal admite-se também os operadores DIV e MOD para divisão inteira onde DIV é o quociente da divisão e MOD o resto da divisão.
Ex: a + b + c / 2
      (x - y) * (x - 4)

FUNÇÕES MATEMÁTICAS

            sen(x) - seno de x
            cos(x) - coseno de x
            abs(x) - valor absoluto de x
            int(x) - parte inteira de um número real
            rq(x) - raiz quadrada de um número
            quad(x) - número elevado ao quadrado
            e outras;

onde x pode ser um número, variável, expressão aritmética ou outra função matemática.

Ex: rq(a+b), quad(sen(x)+cos(x))

EXPRESSÕES LÓGICAS

            Denominamos expressão lógica aquela cujos operadores são lógicos e/ou relacionais e cujos operandos aso relações e/ou variáveis e/ou constantes do tipo lógico.

Operadores relacionais

             = igual a
             > maior que
             < menor que
             <> diferente de
             >= maior ou igual a
             <= menor ou igual a

O resultado obtido de uma relação é sempre um valor lógico.

ex: 5 * 4 = 32 / 4 + 1
       20 = 8 + 1
       20 = 9
          F

    5 * 4 > 32 / 4
       20 > 8
          V

OPERADORES LÓGICOS

             e   conjunção
             ou  disjunção não exclusiva
             xou disjunção exclusiva
             não negação

TABELA VERDADE

            É o conjunto de todas as possibilidades combinatórias entre os valores de diversas variáveis lógicas, as quais se encontram em apenas duas situações, e um conjunto de operadores lógicos.
 
 
 
 
A
B
A e B
A ou B
A xou B
A
não A
F
F
F
F
F
F
V
F
V
F
V
V
V
F
V
F
F
V
V
 
 
V
V
V
V
F
 
 
ex: 2 < 5 e 15 < 3
      V   e    F
          F
 

PRIORIDADES

            Na resolução das expressões sejam aritméticas ou lógicas, as operações e funções matemáticas guardam entre si uma hierarquia.

            parênteses mais internos
            não funções matemáticas
            * / div mod e
            + - ou xou
            = <> < <= > >=

            Para operações de mesma prioridade, seguimos a ordem especificada, isto é, da esquerda para à direita. Para alterar a prioridade da tabela utilizamos parênteses mais internos.

ex: 5 + 3 * 2 = 5 + 6 = 11

    (5 + 3) * 2 = 8 * 2 = 16

    quadrado (2 + 1) - 5 * 3 / 2 = quadrado (3) - 5 * 3 / 2 =
                 = 9 - 5 * 3 / 2 = 9 - 15 / 2 = 9 - 7.5 = 1.5

COMANDO DE ATRIBUIÇÃO

            Um comando de atribuição permite-nos fornecer um valor (conteúdo) a uma certa variável, sendo que o tipo dessa informação deve ser compatível com o tipo da variável. Possui a seguinte sintaxe:
 identificador  expressão;

ex: lógico: a,b;
    real: x,y;
    x  2;
    y  3 / x;
    a  verdadeiro;
    b  x < y;

COMANDOS DE ENTRADA E SAÍDA

            As informações necessárias para desenvolvermos as ações e que podem ser retiradas do enunciado da questão a resolver são fornecidas através do comando de entrada, que possui a seguinte sintaxe:

     leia (variável);

ex: leia (x);
    leia (nome, rua, cidade);

            Os resultados obtidos através das ações são recebidos através do comando de saída, que possui a seguinte sintaxe:

     escreva (variável e/ou constante);

ex: escreva (x);
    escreva ('saldo negativo');

BLOCOS

            Um bloco pode ser definido como um conjunto de ações com uma função definida ou para definir limites em alguns comandos. Para delimitar blocos utilizamos os delimitadores: início e fim.

Ex: Dados três valores numéricos a, b, c, calcular a média aritmética.

    início
           real: a,b,c,media;
           {preparar tela}
           leia (a,b,c);
           media  (a + b + c) / 3;
           escreva media;
    fim.
 

Ex: Seja uma equação do segundo grau, do tipo ax2 + bx + c = 0, calcular as raízes, sabendo-se que são reais.

  início
        real: a, b, c, delta, x1, x2;
        {preparar tela}
        leia (a, b, c);
        delta  quadrado(b)-4*a*c;
        x1  (-b+rq(delta))/(2*a);
        x2  (-b-rq(delta))/(2*a);
        escreva (x1,x2);
  fim.

ESTRUTURAS DE SELEÇÃO

            Uma estrutura de seleção permite a escolha de um grupo de ações e estruturas a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas, são ou não satisfeitas.

se <condição>
   então C;

se <condição>
   então C1
   senão C2;
 

se <condição>
   então
      início {bloco verdade}
          C1;
          ...
          Cn;
      fim {bloco verdade};

se <condição>
   então
      início {bloco verdade}
          C1;
          C2;
          ...
          Cn;
      fim {bloco verdade}
   senão
      início {bloco falso}
          C1;
          C2;
          ...
          Cn;
      fim {bloco falso};

Ex: Dados dois valores numéricos diferentes, determinar o menor entre eles.
  início
        real: x, y;
        {preparar tela}
        leia (x,y);
        se x<y
              então escreva (x)
              senão escreva (y);
  fim.

Ex: Dados três valores numéricos diferentes, determinar o menor entre eles.
  início
        real: x, y, z, menor;
        {preparar tela}
        leia (x, y, z);
        se x<y
                 então menor  x
                 senão menor  y;
        se z<menor então menor  z;
        escreva (menor);
  fim.

ou
  início
        x, y, z, menor: real;
        {preparar tela}
        leia (x, y, z);
        menor  x;
        se y<menor então menor  y;
        se z<menor então menor  z;
        escreva (menor);
  fim.

SELEÇÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA

escolha X
      caso V1: C1;
      caso V2: C2;
      caso V3: C3;
      caso V4: C4;
fim {escolha};

escolha X
      caso V1: C1;
      caso V2: C2;
      caso V3: C3;
      caso V4: C4;
      caso contrário Cn;
fim {escolha};

Obs: V1,V2, V3 e V4 podem ser constantes (ex: 2), faixa de valores (ex: 10..20 - entre 10 e 20, inclusive), mais que 1 valor (ex: 3,6,12 - pode ser 3 ou 6 ou 12). Podem ser ainda variáveis (ex: k) ou caracteres (ex: ’k’).

Ex: Em uma vídeo locadora o preço de locação da fita (por dia) depende da cor do selo da fita. Dados: a cor do selo e o número de dias locados calcular o preço total, considerando a tabela:
 
 

Cor do Selo
Preço por dia
Verde
2,50
Amarelo
2,70
Branco
2,00
Rosa
3,00

início
        caracter: cor;
        real: prdia, prtot;
        dias: inteiro;
        {preparar tela}
        leia (cor,dias);
        escolha cor
               caso ’V’: prdia ? 2.50;
               caso ’A’: prdia ? 2.70;
               caso ’B’: prdia ? 2.00;
               caso ’R’: prdia ? 3.00;
        fim; {escolha}
        prtot  prdia*dias;
        escreva(prtot);
fim.

Ex: Dados tipo de transação e valor do empréstimo, desenvolver um algoritmo que calcule e exiba o valor da taxa de juros de acordo com a tabela a seguir:
 
 

Tipo de Transação
Taxa de Juros
P - pessoa física 15% do valor do empréstimo
J - pessoa jurídica 12% do valor do empréstimo
L - leasing  10% do valor do empréstimo
F - fim terminar o programa

 
 

início
     real: valor_emp, valor_tax;
     caracter: tipo;
     {preparar tela}
     repita
            leia(tipo);
            se  (tipo<>’F’) e (tipo<>’f’) então
               início
                     leia(valor_emp);
                     escolha tipo;
                         caso ’P’,’p’: valor_tax  valor_emp * 0.15;
                         caso ’J’,’j’: valor_tax  valor_emp * 0.12;
                         caso ’L’,’l’: valor_tax  valor_emp * 0.09;
                     fim; {escolha}
                     escreva (valor_tax);
               fim {então }
     até (tipo=’F’) ou  (tipo=’f’);
fim.

REPETIÇÃO COM TESTE NO INÍCIO

Enquanto <condição> faça
     comando;

Enquanto <condição> faça
     início
comando1;
           comando2;
           ...
           comandon;
     fim; {enquanto}

Ex: Dados RA e notas de 2 provas de um aluno calcular a média final, sabendo-se que média = (1ª nota * 4 + 2ª nota * 6) / 10. Repetir o processo até que RA=’’ (vazio).

início
       caracter: RA;
       real: n1,n2,med;
       {preparar tela}
        leia(RA);
        enquanto RA<>’’ faça
            início
                  leia (n1);
                  leia (n2);
                 med  (n1*4+n2*6)/10;
                 escreva(med);
                {limpar tela}
                 leia(RA);
            fim; {enquanto}
fim.

REPETIÇÃO COM TESTE NO FINAL

Repita
       comando1;
       comando2;
        ...
       comandon;
Até <condição>;

Ex: Utilizando o exemplo anterior.
início
        caracter: RA;
        real: n1,n2,med;
        {preparar tela}
        repita
              leia(RA);
              se RA<>’’ então
                  início
                      leia (n1);
                      leia (n2);
                     med  (n1*4+n2*6)/10;
                      escreva(med);
                  fim {então}
              {limpar tela}
        até RA=’’; {repita}
fim.
 

Crítica para entrada de dados

            A estrutura de repetição com teste no final é ideal para crítica para entrada de dados. A crítica para entrada de um valor não permite a entrada de um valor fora de faixas ou situações predefinidas, como no caso da nota de prova está definido que deve estar entre 0 e 10, então não devemos aceitar valores fora desta faixa como por exemplo -1 ou 11. Podemos citar outros exemplos: sexo pode ser F ou M, resposta pode ser S ou N, idade de uma pessoa só pode ser positiva e até podemos estabelecer um limite máximo em torno de 100, quantidade de alunos na sala de aula na disciplina Software I entre 0 e 40.

Ex: Utilizando o exemplo anterior, sem repetição.
início
     inteiro: k;
     caracter: RA;
     real: n1,n2,med;
     repita
          leia (n1);
     até (n1>=0) e (n1<=10);
     repita
          leia (n2);
     até (n2>=0) e (n2<=10);
     med  (n1*4+n2*6)/10;
     escreva(med);
fim.

REPETIÇÃO COM VARIÁVEL DE CONTROLE (OU AUTOMÁTICA)

Para variável de valor_inicial até valor_final faça
         início
               comando1;
               comando2;
               ...
                comandon;
          fim;

Ex: Dados RA e notas de 2 provas de um aluno calcular a média final, sabendo-se que média = (1ª nota * 4 + 2ª nota * 6) / 10. Repetir o processo para 10 alunos.
início
     caracter: RA;
     real: n1,n2,med;
     {preparar tela}
      para k  1 até 10 faça
      início
          leia(RA);
          leia (n1);
          leia (n2);
          med  (n1*4+n2*6)/10;
          escreva(med);
          {limpar tela}
      fim; {para}
fim.

EXERCÍCIOS

1) Determine qual é o tipo primitivo das informações:

a) ’Pare’                                      f) falso
b) 2   g) -57.3
c) 100.59   h) -5000
d) ’Preserve o meio ambiente’  i) ’UNIMEP’
e) ’S’   j) 0.001

2) Assinale os identificadores válidos:

(  ) (X)   (  ) #49
(  ) ab*c   (  ) x(3)
(  ) k2   (  ) 1A
(  ) C&A   (  ) nº
(  ) ’CLIENTE’  (  ) quant_de_alunos

3) Encontre os erros da seguinte declaração de variáveis:

inteiro: endereço, nfilhos;
caracter: idade, resposta;
real: peso, altura, nome;
logico: situação;

4) Supondo que as variáveis COD, NOME, SEXO, DEPTO, FUNÇÃO, SAL, NDEP, ADIC, VALE, TIPO, sejam utilizadas para armazenar informações referentes a um funcionário de uma empresa, a saber: código, nome, sexo, departamento em que trabalha, função que exerce, salário mensal, número de dependentes, salário extra, se tem direito a vale transporte e tipo sanguíneo, declare-as corretamente.

5) Supondo A, B e C variáveis do tipo inteiro, com valores 5, 10 e -8, e D variável do tipo real com valor 1.5, quais os resultados das expressões abaixo:

a) 2 + A * ABS(3) + C =
b) 3 + RQ (2 * ABS(C)) / 2 =
c) QUAD(B -6 * 2) * D + 2 =
d) B MOD 3 + A MOD 2 =
e) 2 * A MOD 3-C =
f) RQ(2*ABS(C)) / 4 =

6) Determine os resultados (verdadeiro ou falso) obtidos na avaliação das expressões lógicas seguintes, sabendo que A, B, C, D e E contém respectivamente 2, 7, 3.5, ’noite’ e ’frio’ e que existe uma variável lógica L cujo valor é falso:

a) (B = A * C) e L  ou verdadeiro
b) (’dia’ = D) xou (’frio’ <> ’clima’)
c) L ou  (B DIV A >= C) ou não (A <= C)
d) L e (C >= B DIV A) ou não (A<= C)

7) Para o enunciado a seguir foi elaborado um algoritmo que contém erros, identifique-os:
Tendo como dados de entrada o nome, a altura e o sexo (M ou F) de uma pessoa, calcule e mostre seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas:
 para sexo masculino ?  peso ideal = (72.7 * altura) - 58
 para sexo feminino  ?  peso ideal = (62.1 * altura) - 44.7
 

     inicio
           caracter: nome, alt, sexo;
           {preparar tela}
           leia (nome);
           leia (sexo);
           se sexo = M
               então peso_ideal  (72.7 * altura) - 58
               senão peso_ideal  (62.1 * altura) - 44.7;
           escreva (peso_ideal);
     fim.

8) Seja o seguinte algoritmo:
 início
     inteiro: x,y,z;
     caracter: resposta;
     {prepara tela}
      leia (x,y);
      z  x*y - 5;
      se z  <= 0
           então resposta  ’A’
           senão se z <= 100
      então resposta  ’B’
      senão resposta  ’C’;
      escreva (z, resposta);
 fim.

Faça um teste de mesa e complete o quadro a seguir para os seguintes valores:
 
X
Y Z
Resposta
3
2
   
150
3
   
7
-1
   
-2
5
   
50
3

9) Seja o seguinte algoritmo:
     inicio
            inteiro: a, b, c;
            caracter: mens;
            {preparar tela}
            leia (a);
            leia (b);
            leia (c);
            se (a<b+c) e (b<a+c) e (c<a+b)
                então se (a=b) e (b=c)
                    então mens  ’Triângulo Equilátero’
                    senão se (a=b) ou (b=c) ou (a=c)
                              então mens  ’Triângulo Isósceles’
                              senão mens  ’Triângulo Escaleno’
            senão mens  ’Não e possível formar um triângulo’;
            escreva (mens);
     fim.

Faça um teste de mesa e complete o quadro a seguir para os seguintes valores:
 
 a   b   c  mens
1
2
3
 
3
4
5
 
2
2
4
 
4
4
4
 
5
3
3
 

Elabore um algoritmo para os enunciados a seguir:

10) Ler dois números positivos (>0) e executar as seguintes operações sobre eles: adição, subtração, multiplicação e divisão.

11) Sejam dois pontos quaisquer do plano, de coordenadas (x1,y1) para o primeiro ponto e (x2,y2) para o segundo ponto, determine a distância entre eles. A fórmula que efetua tal cálculo é:
 distância =  raiz quadrada ((x2-x1)  + (y2-y1) )

12) Sejam: número da conta do cliente, saldo, débito e crédito, elabore um algoritmo que calcule e mostre saldo atual = saldo - débito + crédito. Se saldo atual for maior ou igual a zero mostre a mensagem: ’Saldo Positivo’, senão a mensagem ’Saldo Negativo’.

13) Calcular e escrever o valor de y, sabendo-se que:
 y = ax2 + bx + c;       para x < a
 y = ax + b;                 para x = a
 y = ax2 + bx - c;        para x > a

14) Determinar e mostrar o valor de z, dados x e y, sabendo-se que:
 se x>0 e y>0 então z=x+y;
 se x>0 ou y>0 então z=  ;
 se x=y então z=3x;
se nenhuma das situações ocorrer então z=0.

15) Calcular e escrever o valor de z para:
z = (a + b)2 + c . x + y - 
Obs: Não é possível dividir por zero. Caso isto ocorra escrever uma mensagem.

16) Sejam três números inteiros diferentes, coloque-os em ordem crescente.

17) Dados: a descrição do produto, a quantidade adquirida e o preço unitário, calcular e escrever o total (total = quantidade adquirida x preço unitário), o desconto e o total a pagar (total a pagar = total - desconto),  sabendo-se que:
         se quantidade <= 5 o desconto será de 2%
         se quantidade > 5 e quantidade <=10 o desconto será de 3%
         se quantidade > 10 o desconto será de 5%

18) Sejam quantidade em estoque, quantidade máxima em estoque e quantidade mínima em estoque de um produto, calcular e exibir a quantidade média = (quantidade máxima + quantidade mínima)/2. Se a quantidade em estoque for maior ou igual a quantidade média exibir a mensagem 'Não efetuar compra', senão exibir 'Efetuar compra'.

19) Dado um caracter qualquer verificar e escrever se é vogal (a, e, i, o, u).

20) Dado um número entre 1 e 12, escrever o número de dias do mês correspondente.
Obs: Se o número escolhido for 2, correspondente ao mês de fevereiro, considerar 28 dias.

21) Calcular e mostrar o perímetro de retângulos sabendo-se que perímetro = 2 * (Comprimento + Largura). Repetir o processo enquanto comprimento e largura forem positivos.

22) Uma companhia quer verificar se um empregado está qualificado para a aposentadoria. Para estar em condições, um dos seguintes requisitos deve ser satisfeito:
         Ter no mínimo 65 anos de idade.
         Ter trabalhado, no mínimo 30 anos.
         Ter no mínimo 60 anos e ter trabalhado no mínimo 25 anos.
São dados: o número do empregado, o ano de seu nascimento e o ano de seu ingresso na companhia. O programa deverá escrever a idade e o tempo de trabalho do empregado e a mensagem ’Requerer aposentadoria’ ou ’Não requerer’. Repetir o processo enquanto número do empregado > 0.
Obs: É possível resolver utilizando apenas uma decisão.

23) Calcule a área de círculos através da fórmula A=PI*R , onde R representa o raio e PI o número 3,14159. Repetir o processo enquanto R for positivo.
Obs: Na linguagem Turbo Pascal PI é uma função predefinida, não é preciso declarar.

24) Os empregados de uma companhia recebem por hora trabalhada. Para as primeiras 40 horas, eles recebem o salário hora vezes o número de horas trabalhadas. Para as horas que excederem 40 horas eles recebem o dobro por hora. São fornecidos o número do empregado, o salário hora e o  total de horas trabalhadas. Calcular o salário bruto. Parar o processo quando número do empregado for zero.

25) Dados: nome e duas notas de provas de um aluno, calcular e escrever a média do aluno, que é ponderada, ou seja, a primeira prova tem peso 4 e a segunda prova tem peso 6. Calcular também a media da classe, que é a média aritmética das médias dos alunos. Repetir o processo enquanto nome do aluno <> '' (vazio).

26) Dados: o nome e a idade de um nadador, classifique-o em uma das categorias:
         Infantil A  ---  de  5 a  7 anos
         Infantil B  ---  de  8 a 10 anos
         Juvenil A   ---  de 11 a 13 anos
         Juvenil B   ---  de 14 a 17 anos
         Sênior      ---  maiores de 17 anos
Repetir o processo até que nome = ’’ (vazio).

27) Dados: opção de pagamento, número da nota e valor da compra determine valor a pagar, considerando:
Opção    Situação para pagamento
  1          descontar 2% do valor da compra
  2          manter valor da compra e dividir em 2 parcelas
  3          acrescentar 2% do valor da compra e dividir em 3 parcelas
  4          acrescentar 5% do valor da compra e dividir em 5 parcelas
  5          parar o processo.
Escrever o número de parcelas, o valor das parcelas e o total a pagar.

28) Dados: o nome e o salário bruto de 70 funcionários de uma empresa, calcular exibir o novo salário com reajuste de 15%.

29) Calcular e escrever a área de uma figura geométrica. O usuário poderá escolher a figura, sabendo-se que:

 FIGURA               ÁREA

 1-Retângulo          comprimento x largura
 2-Círculo              PI x raio2
 3-Quadrado          lado2
 4-Triângulo           (base x altura) / 2
 5-Fim

Para calcular a área da figura escolhida são dados os valores necessários (fazer crítica para aceitar apenas valores > 0). Fazer crítica também na entrada da figura que poderá ser 1, 2, 3, 4 ou 5.

30) Dados: número de inscrição do aluno, ano de ingresso e ano de conclusão de um curso universitário, elaborar um algoritmo para calcular:
- o tempo (em anos) que cada aluno levou para concluir o curso;
- a média aritmética do tempo (em anos) para conclusão do curso.
Fazer crítica dos dados:
         sexo - permitir somente F ou M;
         ano de ingresso - permitir somente >=1993;
         ano de conclusão - permitir somente >=1995.
Repetir o processo enquanto número de inscrição <> 0.

31)  A conversão de graus Farenheit para Centígrados é obtida pela fórmula c = 5/9 (f-32). Calcular e escrever uma tabela de graus Centígrados em função de graus Farenheit, com graus Farenheit variando de 51 a 150 de um em um.

32) Uma empresa pretende enviar, para outra cidade, via aérea, 50 mercadorias. Calcular a tarifa de embarque de cada mercadoria, sabendo-se que é cobrado 0,5% do valor da mercadoria. Calcular também a tarifa total para envio de todas as mercadorias.

33) O salário líquido de um empregado é obtido calculando o seu salário bruto e, então, deduzindo os descontos. O salário bruto é obtido pela fórmula salário bruto = horas trabalhadas *  salário por hora. O desconto é calculado pela fórmula desconto = salário bruto * percentual de desconto. Escreva um algoritmo para calcular o salário líquido de 30 funcionários. O algoritmo deverá ler para cada funcionário o seu número, o salário por hora, o percentual de descontos e as horas trabalhadas e a seguir, calcular e exibir o salário bruto, os descontos e o salário líquido. Fazer crítica onde necessário.

34) Tem-se dados referente a altura e o sexo de 40 pessoas. Fazer um algoritmo que calcule e escreva:
 .a maior e a menor altura do grupo
 .a média de altura das mulheres
 .o número de homens.

35) Dados: código do produto e preço de 15 produtos, elaborar um algoritmo para calcular e exibir: o maior preço e a média aritmética dos preços dos produtos.

36) Escreva um algoritmo para calcular w = 3a + 2b + 5, para todas as possibilidades a seguir:
         a variando de 1 a 4 com incrementos de 1;
         b variando de 0.5 a 2.5 com incrementos de 0.5.
         Mostrar na tela a, b e w.

37) Dados diversos valores numéricos positivos encontrar o menor entre eles. Parar quando número = 0.

38) Uma loja de discos está fornecendo descontos na compra de discos e fitas. Elabore um agorítmo que mostre uma tabela contendo: quantidade de discos, quantidade de fitas e porcentagem de desconto, sabendo-se que:
         quantidade de discos varia de 1 a 5;
         quantidade de fitas varia de 1 a 5;
         porcentagem de desconto = 5 + quantidade

39)  Dadas 100 letras, individualmente, calcular quantas vezes ocorre cada uma das vogais.



 

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