Transferência de Outras Instituições de Curso Superior

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
ACESSE SEU PROCESSO
Período de inscrição 05/12/2016 até 27/01/2017
Documentos necessários  Declaração do ingresso - Ano e classificação no Vestibular (original)
 Histórico Escolar (original)
 Declaração dos critérios de aprovação (original)
 Programa das disciplinas cursadas (cópia autenticada pela Instituição de origem)
 Cédula de Identidade (cópia)
 Título de Eleitor (cópia)
 Certidão de Nascimento ou casamento (cópia)
 Documento da quitação das obrigações militares (cópia)
 CPF (cópia)
 Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente (cópia)
 Cédula de Identidade do resp. legal do menor de 18 anos (cópia)
 CPF do resp. legal do menor de 18 anos (cópia)
 Declaração da situação no Enade (Original)

A transferência de alunos de outra Instituição de Ensino Superior para a UNIMEP, é regulamentada por normativas institucionais e pela Portaria do MEC 230/2007.

A Secretaria Acadêmica disponibiliza na Internet as informações gerais e os cursos aptos para o processo de transferência. A informação também pode ser obtida pessoalmente ou por telefone no Atendimento Integrado, porém a transferência somente é permitida para o mesmo curso ou para curso da mesma área de afinidade. Para os cursos de Arquitetura e Música o candidato deverá realizar a Prova de Habilidade Específica.

São válidas as transferências com a documentação completa e com o conhecimento da Instituição de origem quanto a regularidade de matrícula e de intenção da transferência. Os processos com documentação incompleta ou sem a devida comprovação da regularidade de matrícula são considerados pela Secretaria Acadêmica como indeferidos.

As matrizes curriculares dos cursos oferecidos pela UNIMEP são estruturadas por semestre com a matrícula realizada por disciplina, observadas as normas e prazos estabelecidos pela Universidade e as questões específicas relacionadas aos pré-requisitos e co-requisitos.

A transferência, com exceção da ex-offício, ocorrerá  conforme processo de avaliação do pedido, segundo critérios definidos em regulamento próprio.

No caso da transferência efetivada, os programas de ensino fornecidos para a análise dos aproveitamentos de estudos devem ser retirados no prazo de 90 dias, devendo permanecer com o aluno para eventual consulta até a conclusão do curso. Após este prazo, os programas de ensino serão descartados.

Caso a transferência não venha ser efetivada, os documentos encaminhados para a análise do pedido devem ser retirados no prazo máximo de 90 dias. Após este prazo, os documentos serão descartados.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas utilize o link Contato ou diretamente no e-mail ai@unimep.br.

Os documentos necessários para a análise do processo devem ser apresentados preferencialmente no prazo de 5 dias após a realização da inscrição.

A agilidade para a entrega dos documentos, bem como a conformidade na legislação de ensino permitindo a pronta interpretação das informações neles contidas, possibilita o melhor benefício para o prazo de andamento e resposta ao pedido de transferência.

Na impossibilidade da pronta entrega de todos os documentos exigidos, é possível a entrega parcial, por grupo, desde que obedecida a ordem de prioridade para o andamento do processo, a saber:

Grupo 1 (Análise curricular)
- Histórico Escolar;
- Programas de Ensino das disciplinas cursadas;
- Critérios de Avaliação (caso não conste a informação no Histórico escolar).

Grupo 2 (Aprovação final do pedido de transferência)
- Declaração com os dados do ingresso na Instituição de origem (Vestibular, ano, classificação e pontuação);
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente com a publicação no D.O.E.;
- Declaração da situação no ENADE.

Grupo 3 (Efetivação da matrícula - cópia)
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Título de Eleitor;
- CPF próprio aluno e do responsável legal, no caso do menor de 18 anos;
- Cédula de Identidade;
- Documento de quitação das obrigações militares.

Inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades pedagógicas especiais

Se você tem deficiência visual, auditiva, de mobilidade ou dificuldade de aprendizagem que exija adaptação de material pedagógico ou atendimento especializado, faça contato com antecedência com a Assessoria para Inclusão, para juntos definirmos o tipo de apoio pedagógico que podemos oferecer. Telefone: (19) 3124-1592 ou inclusao@unimep.br .