Universidade Metodista de Piracicaba
Unimep

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: GÊNESE, DESDOBRAMENTOS, APROPRIAÇÕES

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: GÊNESE, DESDOBRAMENTOS, APROPRIAÇÕES

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: GÊNESE, DESDOBRAMENTOS, APROPRIAÇÕES, de 1 a 5 de setembro, na UNIMEP - Campus Taquaral

Conferências

1). Dr. Paulo Arantes (USP). Atualidade da Teoria Crítica na era global vista a partir da experiência cultural brasileira (Abertura).
2). Andreas Gruschka (Univ. J. W. Goethe – Frankfurt). Adeus Pedagogia? O fim das fronteiras da relação pedagógica e a perda da função da pedagogia.
3). Miguel Vedda (Universidad de Buenos Aires/Conicet).  Revuelta y melancolía. Politización del tedio en Walter Benjamin y Siegfried Kracauer.
4). Christoph Türcke (Univ. De Leipzig, Alemanha). A Cultura do déficit de atenção.

Mesas-Redondas

1). “Estética e experiência formativa”: Verlaine Freitas (UFMG) e Vladimir Safatle (USP)
2). “Teoria Crítica e Psicanálise”: Luiz A. Calmon Nabuco Lastória (UNESP/Araraquara) e Antônio A. Soares Zuin (UFSCar/São Carlos)
3). “Tecnologia, cultura digital e formação”: Daniel Mill (UFSCar) e Bruno Pucci (UNIMEP)
4). “Teoria Crítica, Literatura e Experiência Formativa”: Ricardo Timm de Souza (PUC-RS) e Douglas Garcia Alves Júnior (UFOP-MG)
5). “Teoria Crítica e Pesquisa Social Empírica”: Rita Amélia Teixeira Vilela (PUC-MG) e Eduardo Soares Neves Silva (UFMG)
6). “Teoria Crítica e resistência às ditaduras brasileira e argentina”: Renato Bueno Franco (UNESP/Araraquara) e  Miguel Vedda (UBA - Argentina).

Trabalhos Apresentados (comunicações e pôsteres): 138

Teoria Crítica e Educação: 46
Estética e Experiência Formativa: 20
Teoria crítica e psicanálise: 14
Teoria crítica e Literatura:11
Comunicação e Indústria Cultural: 10
Teoria crítica, Cultura Digital e Formação:10
Teoria Crítica e Política: 07
Teoria crítica, Ética e Formação: 07
Teoria Crítica e Ciências Sociais:05
Linguagens visuais e Formação: 04
Teoria Crítica e Formação dos corpos:04

Lançamento de Livros

. Andreas Gruschka, ”Frieza Burguesa e Educação: a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação”. Campinas: Autores Associados, 2014;
. Renato B. Franco e Paula Ramos de Oliveira (Orgs.). Políticas e Poéticas do Inconformismo. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2014.

Apoio Financeiro: O Congresso Internacional contou com o apoio financeiro da FAPESP, da CAPES, do CNPq, da UNIS e de recursos oriundos da inscrição dos participantes. A UNIMEP cedeu o espaço, a infraestrutura e as condições básicas para a realização do evento (som, imagem, gravação, fotos).

* * * * *

Obs. cerca de 300 pessoas participaram do IX Congresso Internacional de Teoria Crítica

. Dos pesquisadores que apresentaram Comunicações (101) e Pôsteres (37), 69 deles estão vinculados a Universidades Federais, 42 a Universidades Estaduais, 22 a Universidades Comunitárias e apenas 04 a Universidades Privadas. Esses mesmos pesquisadores provieram de 14 Estados Brasileiros:  63 do Estado de São Paulo, 25 de Minas Gerais, 13 do Paraná, 9 do Rio de Janeiro, 7 de Santa Catarina, 4 de Goiás, 03 do Mato Grosso do Sul, 3 do Espírito Santo, 2 da Paraíba, 2 do Rio Grande do Sul, 1 do Pará, 1 do Ceará, 1 do Distrito Federal e 1 do Estado do Acre. Contamos ainda com 01 trabalho provindo da Universidade de Leipzig, Alemanha.
. Inscreveram-se no Congresso, como ouvintes, 52 pessoas, a maioria do Estado de São Paulo (29), 9 de Minas Gerais, 8 do Paraná, 3 de Goiás, 1 de Santa Catarina, 1 do Rio de Janeiro e 1 do Distrito Federal.
. Os pesquisadores que apresentaram Comunicações e Pôsteres se constituíram, em sua quase totalidade, de professores universitários e/ou de pós-graduandos em diversas áreas do saber (particularmente filósofos, educadores, psicólogos, literatos, artistas, músicos, comunicólogos, sociólogos) de diversas universidades brasileiras. Assim, das 101 Comunicações, 51 foram apresentadas por pesquisadores/doutores, 35 por doutorandos, 15 por mestres. Dos 37 Pôsteres, 28 foram apresentadas por mestrandos, 9 por graduados. Contamos também, como participantes do Congresso/sem apresentação de trabalhos, com alunos de graduação que desenvolvem pesquisas de Iniciação científica junto a pesquisadores do CNPq, da CAPES e da FAPESP.

Folder
Anais do Congresso
Relatório Científico