Universidade Metodista de Piracicaba
Unimep

Artigos Científicos Publicados

2015

369. ALMEIDA, Felipe Quintão de ; BRACHT, Valter ; VAZ, Alexandre Fernandez . Educação Física, pedagogia crítica e ideologia: gênese e interpretações. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 317-331, 2015.
368. ANDRADE, Omir W. ; PUCCI, B. O trágico e o poético em Fogo Morto: análise de seus elementos estéticos. Impulso (Piracicaba), v. 25/52, p. 55-63, 2015.
367. CRIONI, R. ; GOMES, L. R. ; ZUIN, A. A. S. . Education and legitimation crisis: Systemic tendencies of capitalism in the work of Habermas. Policy Futures in Education (Online), v. 1, p. 1-20, 2015.
366. DURÃO, Fabio A. . Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 377-390, 2015.
365. FABIANO, Luiz H. Movimento Armorial: arte popular como identidade cultural. Ou: Os sentidos da modernidade desconhecem o moderno. Impulso, UNIMEP, Vol. 25, No 62 (2015), p. 89-96.
364. GOMES, L. R. . Cultura Digital, Esfera Pública e Educação. Ixtli Revista Latino-Americana de Filosofia da Educação, v. 2, p. 129-145, 2015.
363. Kyriacou, Chris ; Zuin, Antônio . Cyberbullying of teachers by students on YouTube: challenging the image of teacher authority in the digital age. Research Papers in Education, v. 1, p. 1-19, 2015.
362. MALACARNE, M. S. ; DELLA FONTE, Sandra S. ; LOUREIRO, R. ; JUNIOR, Antônio Fernandes da Cruz . A relação teoria e prática em questão. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, p. 158-167, 2015.
361. SILVA, C. P. ; Zuin, Antonio A. S. . Protagonismo juvenil: emancipação e resistência sob a ótica da experiência formativa dos grêmios estudantis da diretoria de ensino de São Carlos. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 272, 2015.

2014

360. BARCELLOS, A. C. K. . O conto O livro de areia, a experiência estética e a alienação: reflexões. Teoria Critica e Marxismo Ocidental, v. 1, p. 1-4, 2014.
359. BASSANI, Jaison José ; Vaz, Alexandre Fernandez . Dialética do progresso e do domínio da natureza: técnica em Theodor W. Adorno e José Ortega y Gasset. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 211-227, 2014.
358. CABRAL, Gladir da Silva ; SILVA, Alex Sander da . Poética, performance e subjetividades: possibilidades estético-formativas na arte do teatro mágico. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 24, p. 21-31, 2014.
357. CRUZ JUNIOR, ANTÔNIO FERNANDES DA ; DELLA FONTE, SANDRA SOARES ; LOUREIRO, ROBSON . Formação continuada de professores: quando a experiência e os saberes docentes se limitam à vivência. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 197-215, 2014.
356. DURÃO, F. A. ; FRUNGILLO, M. . Ferreira Gullar: Poesia e intensidade. Luso-Brazilian Review (Online), v. 51, p. 182-198, 2014.
355. DURÃO, F. A. . Review of Fredric Jameson's *The Antinomies of Realism*. nonsite.org, v. 10, p. 1, 2014.
354. GOMES, L. R. . A perspectiva crítica e emancipatória da Teoria Crítica da Educacao: reflexoes a partir de pesquisas recentes no Brasil e na Alemanha. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, v. 6, p. 167-178, 2014.
353. LASTÓRIA, L. A. C. N. . Cenas Didático-Pedagógicas e suas Relações com o desenvolvimento da Racionalidade Tecnológica. Inter-Ação, v. 39, p. 285-295, 2014.
352. LASTÓRIA, L. A. C. N. ; DUCI, J. R. . Educação, política e os meios de comunicação no Brasil: da era do rádio à Internet. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, v. 6, p. 179-195, 2014.
351. LOUREIRO, ROBSON ; DELLA FONTE, SANDRA SOARES ; QUEIROZ, Luciana M. . Ética e estética: confrontos entre a teoria crítica e o pós-moderno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 131-155, 2014.
350. PARESCHI, C. Z. ; SILVA, L.B.O. . A indústria cultural e a semiformação do sujeito. Revista Herramienta, v. 1, p. 1-8, 2014.
349. PETRY, M. B. ; BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremmer ; VAZ, Alexandre Fernandez . O grotesco em expressões estéticas contemporâneas. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 1, p. 8-24, 2014.
348. PETRY, F. B. ; BASSANI, J. J. ; VAZ, A. F. . Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 109-130, 2014.
347. PUCCI, B. . Entrevista concedida por Bruno Pucci à Revista Espaço Pedagógico, da UPF. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 1-20-20, 2014.
346. PUCCI, B. . Dialética Negativa: Filosofia e Metafísica: tensões. Inter-ação (UFG. Online), v. 39, p. 257-270, 2014.
345. PUCCI, B. ; ROMEIRO, Artieres E. ; DELA VALE, André . Cara-de-Bronze, de Guimarães Rosa: as toadas, os diálogos, a poesia, o enigma. Artefilosofia (UFOP), v. 17, p. 91-109, 2014.
344. SILVA, L.B.O. . As Imagens e o Imaginário na Sociedade do Consumo. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 24, p. 87-99, 2014.
343. TORRI, Danielle ; VAZ, Alexandre Fernandez . Formação, técnica, corpo: contribuições de Herbert Marcuse. Poiésis (Tubarão), v. 8, p. 302-317, 2014.
342. ZUIN, Antônio A. S.  A cultura digital, a semiformação e o novo elo pedagógico. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 39, p. 1-14, 2014.
341. BARCELLOS, A. C. K. . O conto O livro de areia, a experiência estética e a alienação: reflexões. Teoria Critica e Marxismo Ocidental, v. 1, p. 1-4, 2014.
340. CAMPOS, N. M. A. A. . A presença das tecnologias de comunicação e informação no ensino público fundamental brasileiro e a sensibilidade estética. CETEC, v. 1, p. 14-23, 2014.
339. DURÃO, F. A. . Fragmentos. Sibila (Cotia), v. 14, p. 1, 2014.
338. DURÃO, F. A. . Review of Fredric Jameson's *The Antinomies of Realism*. nonsite.org, v. 10, p. 1, 2014.
337. PARESCHI, C. Z. ; SILVA, L.B.O. . A indústria cultural e a semiformação do sujeito. Revista Herramienta, v. 1, p. 1-8, 2014.
336. SILVA, Alex Sander da . As razões do não idêntico e implicações formativas no contexto atual. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 97, 2014.
335. SILVA, Alex Sander da . Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 19, p. 123, 2014.
334. SILVA, L.B.O. . Epistemologia, estética e formação: uma contribuição de Walter Benjamin para a Educação. Revista Herramienta, v. 1, p. 1-7, 2014.

2013

333. BOECHARD, G. M. ; WEISTER, R. R. ; LOUREIRO, ROBSON . A Educação no contexto do processo massivo dos media: reflexão sobre o fetichismo da mercadoria cultural. Pró-Discente (UFES), v. 19, p. 20-28, 2013.
332. FABIANO, L. H. . Narcisos contemporâneos: maquinaria da imagem e ufanismo tecnológico. Impulso (Piracicaba), v. 23, p. 121-129, 2013.
331. LASTÓRIA, L. A. C. N. . Educação Pública nas Metrópoles Brasileiras: Impasses e novos desenlaces. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 115-116, 2013.
330. LOPES, Ana Helena Garcia de Paiva;  ZUIN, Antônio A. S. . Educação @ Tecnologias Digitais: um Estudo do 'Diário De Classe' do Facebook. Linhas Críticas (UnB), v. 19, p. 631-647, 2013.
329. RANGEL, S. R. ; LOUREIRO, ROBSON . Evidências da memória: Diálogos entre Walter Benjamin e Wim Wenders. Pró-Discente (UFES), v. 19, p. 95-106, 2013.
328. SANCHES, E. O. ; FABIANO, L. H. . Linguagens Autoritárias Contra o Corpo: educação pelos estereótipos e tortura subliminar. Revista Convergência Crítica, v. 2, p. 191-203, 2013.
327. SANTOS, E. C.M. ; LASTÓRIA, L. A. C. N. . Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do 'aprender a aprender' e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais. Política e Gestão Educacional (Online), v. 15, p. 216-227, 2013.
326. Ana Helena Garcia De Paiva Lopes ; Zuin, Antônio A. S. . Educação @ Tecnologias Digitais: Um Estudo Do 'Diário De Classe' Do Facebook. Linhas Críticas (UnB), v. 19, p. 631-647, 2013.
325. BASSANI, Jaison José ; RICHTER, Ana Cristina ; VAZ, Alexandre Fernandez . Corpo, educação, experiência: modernidade e técnica em Walter Benjamin. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 36, p. 77-87, 2013.
324. CAMPOS, N. M. A. A. . As relações professor/aluno na era das novas tecnologias da informação e comunicação. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 130-135, 2013.
323. CYKMAN, Noa ; VAZ, Alexandre Fernandez . Judaísmo e ruptura em Walter Benjamin. Webmosaica, v. 5, p. 52-59, 2013.
322. DURÃO, F. A. . Variaciones acerca de los equívocos del debate sobre el canon. Literatura: teoría, historia y crítica, v. 15, p. 187-200, 2013.
321. FABIANO, L. H. . Narcisos contemporâneos: maquinaria da imagem e ufaNismo tecNológico. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 121-129, 2013.
320. GOMES, L. R. . Cultura Digital e Formação: implicações políticas do movimento de expansão da EaD no Brasil. Revista Impulso, v. 23, p. 29-39, 2013.
319. LASTÓRIA, L. A. C. N. ; SILVEIRA, B. P. ; STEFANUTO, J. R. R. ; PIMENTA, J. C. F. ; DUCI, J. R. . Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, p. 164-178, 2013.
318. MAIA, Ari Fernando ; ROMERO, N. H. . Músicas populares urbanas, relaciones de género y persistencia de prejuicios. Datos brasileños y españoles a partir de la escucha de cuatro canciones.. Musiker. Cuadernos de Música, v. 20, p. 234, 2013.
317. MWEWA, Christian Muleka ; VAZ, Alexandre Fernandez . Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 138-154, 2013.
316. PUCCI, B. ; GOMES, L. R. . A Pós-Graduação a Distância virtual na formação de docentes da educação básica: questões.. Educacao em Perspectiva (Online), v. 04, p. 296-316, 2013.
315. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, M. N. ; CASTRO, Camila S. de . A atenção nas malhas dos ininterruptos gozos proporcionados pela indústria cultural. Educacao Unisinos (Online), v. 17, p. 11-18, 2013.
314. SANCHES, E. O. ; FABIANO, L. H. . Linguagens Autoritárias Contra o Corpo: educação pelos estereótipos e tortura subliminar. Revista Convergência Crítica, v. 2, p. 191-203, 2013.
313. SILVA, Alex Sander da ; REZENDE, G. S. . Educação, subjetividade e formação: uma leitura d'O Processo' de Franz Kafka. Revista Amicus Curiae, v. 10, p. 1-10, 2013.
312. SILVA, Alex Sander da . Auschwitz e a interrupção da poesia ou uma crítica imanente da barbárie contemporânea. Impulso (Piracicaba), v. 23, p. 69-79, 2013.
311. VAZ, Alexandre Fernandez . Retratos de um tempo, potências do pensamento: sobre a correspondência entre Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. Ideias (UNICAMP), v. 1, p. 171-178, 2013.
310. VILELA, Rita Amelia. T. . Theodor Adorno:sobre educação e escola. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 8, p. 101-120, 2013.
309. Zuin, Antonio A. S. . A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica. Educar em Revista (Impresso), v. 4, p. 207-222, 2013.
308. ZUIN, Antonio Alvaro Soares . Copiar, colar e deletar: a internet e a autialidade da semiformação. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 139-159, 2013.

2012

307. SILVA, L.B.O. . O complexo de Zé Ninguém e a Educação em W. Reich. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. V.22, p. 93-107, 2012.
306. PUCCI, B. . A Dialética negativa enquanto metodologia de pesquisa em educação: atualidades.. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 08, p. 01-24, 2012.
305. PUCCI, B. . É a educação ética uma forma de violência contra o educando?. Linhas Críticas (Online), v. 18, p. 283-298, 2012
304. PUCCI, B. . Ser autônomo não é apenas saber dominar bem as tecnologias: entrevista. IHU em Revista online, v. 386, p. 52-54, 2012
303. PUCCI, B. . Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. Cadernos IHU Idéias (UNISINOS), v. 172, p. 01-16, 2012.
302. PUCCI, B. ; Marcon, Gilberto B. . O non-sens e a mútua dependência das personagens de Beckett em Fim de Partida. Artefilosofia (UFOP), v. 13, p. 132-146, 2012.
301. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, M. N. . A desatenção como um eco da paixão pelo real. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 441-458, 2012.
296.
300. ROMEIRO, A. E. ; GOMES, L. R. . Indústria Cultural, Barbárie Estética e Educação. Revista Impulso, v. 22, p. 37-48, 2012.
299. SANTOS, J. R. ; GOMES, L. R. . Indústria cultural, docência e as implicações da semiformação na compreensão da relação sociedade-natureza. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 17, p. 251-261, 2012.
298. DURÃO, F. A. . O efeito das notas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 41, p. 1193-1200, 2012.
297. FABIANO, L. H. ; SILVA, F. A. . Massificação cultural, práticas educativas e autonomia social. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 2012, 2012.
296. DURÃO, F. A. . L'effet de notes. Critique (Revue), v. 785, p. 831-841, 2012.
295. PINO, IVANY ; ZUIN, ANTÔNIO A. S. . A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 967-972, 2012.
294. BASSANI, Jaison José ; VAZ, Alexandre Fernandez . Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questões para a educação do corpo. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 26, p. 641-669, 2012.
293. BASSANI, J. J. ; GONÇALVES, M. C. ; VAZ, A. F. . Domínio da Natureza, Corpo e Técnica: sobre o caráter modelar do esporte em José Ortega y Gasset e Theodor W. Adorno.. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 12, p. 47-50, 2012.
292. GONÇALVES, M. C. ; VAZ, A. F. . Mímesis e Estética da Presença: o esporte como artefato estético a partir de Theodor W. Adorno e Hans Ulrich Gumbrecht.. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 12, p. 96-99, 2012.

2011

291. SILVA, Alex Sander da . Notas Marginais sobre Educação como Resistência Crítica em Theodor W. Adorno. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 6, p. 278-288, 2011.
290. RICHTER, Ana Cristina ; VAZ, A. F. . Sobre a tutela dos corpos infantis na rotina alimentar da creche. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 486-501, 2011.
289. RICHTER, Ana Cristina ; GONÇALVES, Michelle Carreirão ; VAZ, Alexandre Fernandez . Considerações sobre a presença do esporte na Educação Física Infantil: reflexões e experiências. Educar em Revista (Impresso), v. 41, p. 181-195, 2011.
288. BASSANI, Jaison José ; VAZ, Alexandre Fernandez . Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 151-165, 2011.
287. ALBINO, Beatriz Staimbach ; HAMMES, Priscila Daniela ; VAZ, Alexandre Fernandez . Sobre o bem-estar na revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização. Educação e Realidade, v. 36, p. 569-585, 2011.
286. ALMEIDA, Felipe Quintão de ; VAZ, Alexandre Fernandez . Richard Rorty e a "agenda pós": críticas, interpretações, redescrições. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 295-324, 2011.
285. BASSANI, Jaison José ; VAZ, Alexandre Fernandez . Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 9-32, 2011.
284. TURELLI, Fabiana Cristina ; VAZ, Alexandre Fernandez . Lutadora, pesquisadora: lugares, deslocamentos e desafios em uma prática investigativa. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso), v. 19, p. 895-910, 2011.
283. ALMEIDA, Felipe Quintão de ; VAZ, Alexandre Fernandez . (Re)descrevendo Foucault: com Rorty, contra Rorty. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 34, p. 193-214, 2011.
282. AZEVEDO, Fernanda Vicente de ; BOMBASSARO, Ticiane ; VAZ, Alexandre Fernandez . Escolarização do Corpo e controle de si na Revista Estudos Educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 302-315, 2011.
281. BASSANI, Jaison José ; VAZ, Alexandre Fernandez . Esporte, técnica e juventude: notas sobre a antropologia filosófica de José Ortega y Gasset. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 17, p. 431-442, 2011.
280. VAZ, Alexandre Fernandez . Soccer, Improvisation, Clichés: Brazilianness in Dispute. Critical Studies in Improvisation / Études critiques en improvisation, v. 7, p. 1-4, 2011.
279. GONÇALVES, Michelle Carreirão ; VAZ, Alexandre Fernandez . Domínio de si, técnica e criação: um comentário sobre o filme Cisne Negro , de Darren Aronofsky. Revista Lindes: Estudios Sociales del Arte y la Cultura, v. 3, p. 1-6, 2011.
278. VAZ, Alexandre Fernandez ; GONÇALVES, Michelle Carreirão . Resenha de Ladrões de palavras: ensaio sobre o plágio, a psicanálise e o pensamento. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 793-795, 2011.
277. VAZ, Alexandre Fernandez . Esporte e sociedade, segundo Theodor W. Adorno. Constelaciones. Revista de Teoría Critica, v. 3, p. 257-268, 2011.
276. VAZ, Alexandre Fernandez . Resenha a Culture Industry Today (Indústria cultural: conceito, atualidade, movimento). Constelaciones. Revista de Teoría Crítica, v. 3, p. 379-382, 2011.
275. GONÇALVES, Michelle Carreirão ; VAZ, Alexandre Fernandez . Dor, domínio do corpo, conformações subjetivas: um estudo sobre o balé. Impulso (Piracicaba Eletrônica), v. 21, p. 85-95, 2011
274. Zuin, Antônio . O TROTE UNIVERSITÁRIO COMO VIOLÊNCIA ESPETACULAR. Educação e Realidade, v. 36, p. 587-604, 2011.
273. Zuin, Antônio . INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO: A ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 25, p. 607-634, 2011.
272. ZUIN, VANIA GOMES ; Zuin, Antônio . MEMÓRIA, INTERNET E APRENDIZAGEM TURBO. Currículo sem Fronteiras, v. 11, p. 221-239, 2011.
271. ZUIN, VANIA GOMES ; Zuin, Antônio . PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DISTRAÇÃO CONCENTRADA. Educar em Revista (Impresso), v. 42, p. 1-15, 2011.
270. OLIVEIRA, ALESSANDRO ELEUTÉRIO ; ZUIN, Antonio Alvaro Soares . ALUNOS E PROFESSORES NO ORKUT: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ARENA CIBERESPACIAL. Linhas Críticas (UnB), v. 17, p. 561-582, 2011
269.PUCCI, B. ; DURÃO, Fábio Akcelrud . Teoria Crítica, natureza, sociedade: crises. Constelaciones Revista de Teoria Crítica, v. 2, p. 279-282, 2011.
268. PUCCI, B. ; MWEWA, Christian Muleka . Conversa desarmada: Teoria, Crítica e Literatura. Crítica Cultural, v. 06, p. 1-14, 2011
267. DURÃO, F. A. . Do texto à obra. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 13, p. 67-81, 2011.
266. DURÃO, F. A. . Um esquecimento e dois conceitos. Constelaciones - Revista de Teoría Crítica, v. 3, p. 118-129, 2011.
265. DURÃO, F. A. . De volta a Adorno na interpretação da cultura. Fronteiraz (São Paulo), v. 7, p. 1, 2011.
264. DURÃO, F. A. . Towards a critical semiology of noise (2010). Olho d'água, v. 2, p. 20-30, 2011.
263. LASTÓRIA, L. A. C. N. . O que há para além do princípio do prazer? a psicanálise revisitada pela teoria crítica da sociedade. Cadernos de Psicanálise (Rio de Janeiro. 1982) (Cessou em 1996), v. 27, p. 321-345, 2011.
262. GOMES, L. R. . A Programação Infantil na Televisão Aberta: a (des) informaçação das crianças. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 55, p. 1-10, 2011.
261. SILVA, Luzia Batista de Oliveira . A interpretação hermenêutica em Paul Ricoeur: uma possível contribuição para a Educação. Comunicações (UNIMEP), v. ano 18, p. 19-36, 2011.
260. DELLA FONTE, S. S. ; LOUREIRO, R. . Educação escolar e o multiculturalismo intercultural:crítica a partir de Simone de Beauvoir. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 177-193-177, 2011.
259. BARROS FILHO, J.; PEGORARO, J.; GOMES, L. R. et al. A programação infatil na televisão aberta: a (des) informação das crianças. Revista Iberoamericana de Educación (Online). v. 55, p.1-10. Madrid, 2011.

2010
 
258. SILVA, Alex Sander da . Vicissitudes da indústria cultural em tempos de globalização. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 44, p. 331-341, 2010.
257. RODRIGUES, Luciana Azevedo . A experiência do ler na sociedade excitada. Impulso (Piracicaba), v. 20, p. 17-25, 2010.
256. CAMPOS, N. M. A. A. Kulturindustrie als Erziehung-pädagogische Szenen aus einer brasilianischen Grundschule. Pädagogische Korrespondenz, v. 42, p. 73-86, 2010.
MAIA, Ari Fernando . O preconceito como obstáculo à educação sexual: reflexões a partir de uma perspectiva ética. Rsvista Linhas UDESC, v. 11, p. 20-35, 2010.
255. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Comunicação e Educação na Era Digital: Reflexões sobre Estética e Virtualização. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 7, p. 87-103, 2010.
254. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Comunicação e Educação na Era Digital: Reflexões sobre Estética e Virtualização. Comunicação, Cultura e Juventude – Coleção Intercom de Comunicação (São Paulo. Impresso), v. 24, p. 363 – 379, 2010.
253. DURÃO, F. A. *Ecolalias* - A Língua como Esquecimento. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 31, p. 245-248, 2010. 
252. DURÃO, F. A. Onde todos falam mal de todos: e todos têm razão (fragmentos). Letras (Belo Horizonte), v. 44, p. 12-13, 2010. 
251. FELIX, J. C.; PONTE, C.; DURÃO, F. A. On the Dialectics of Intoxication in Cronenberg s *Naked Lunch*. American, British and Canadian Studies (Online), v. 15, p. 45-56, 2010. 
250. GOMES, L. R.; BORGES, B. I. ; JESUS, O. F. Ação Comunicativa, Esfera Pública e Educação. Tempo Brasileiro v. 181-82, p. 197-221, 2010.
249. GOMES, L. R. Teoria Crítica e Educação Política em Theodor Adorno. Revista HISTEDBR (online). v. 39. P. 286-296. Campinas: FE UNICAMP, 2010.
248. GOMES, L. R. Teoria Crítica da Sociedade e o sentido político da educação. Revista Linhas Críticas (online e impresso). v. 31. Brasilia: UNB, 2010.
247. HULLOT-KENTOR, R.; DURÃO, F. A. Robert Hullot-Kentor in conversatie cu Fabio Akcelrud Durão. Revista Transilvania, v. 7-8, p. 75-83, 2010. 
246. LASTÓRIA, L. A. C. N. Tecno-imagem e Sujeito. Artefilosofia (UFOP), v. 8, p. 155-160, 2010.
245. LOUREIRO, R. Indústria cultural, sociedade do espetáculo e fabricação da memória: uma leitura memorial de Fahrenheit 451. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, v. 16, p. 173-214, 2010.
244. MARINHO, Simão Pedro P.; MARINHO, Alessandra Machado Simões; VILELA, Rita Amelia. T. Currículo, autonomia e pesquisa na internet: usando Web-Inquiry project na escola. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 6, p. 1-15, 2010. 
243. MARINHO, Simão Pedro P.; VILELA, Rita Amelia. T.; MARINHO, A. M. S.; COSTA, J. W. Web-Inquiry Project Into The Curriculum: Beyond The Webquest. Revista de Informatica Sociala, v. VII, p. 1-13, 2010. 
242. PUCCI, B. Para Rosa com Adorno: a luta agônica da palavra e do conceito em busca do "quem" das coisas. Artefilosofia (UFOP), v. 8, p. 122-133, 2010. 
241. PUCCI, B.; CERASOLI, Josianne Francia. As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 24, p. 171-190, 2010. 
240. VAZ, Alexandre Fernandez. Hugo Lovisolo: admiração intelectual, amizade, percursos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 14, p. 1-8, 2010.
239. VILELA, Rita Amelia. T.; NOACK-NAPOLIS, J. "Hermenêutica Objetiva" e sua apropriaçao na pesquisa empírica na área da educação. Linhas Críticas (UnB), v. 16, p. 305-326, 2010. 
238. Zuin, Antônio. O Plano Nacional Da Educação E As Tecnologias De Informação E Comunicação. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 961-981, 2010.

2009

237. GONÇALVES, Gisele Carreirão; VAZ, A. F. Notas sobre la educación de personas con histórico de deficiencia en Brasil: del modelo especial a los procesos inclusivos . Ágora para la Educación Física y el Deporte , v. 2009, p. 15-30, 2009.
236. MAIA, Ari Fernando . Questionando o merchandising social: apontamentos sobre a sexualidade a partir da indústria cultural. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 13, p. 21-37, 2009.
235. VAZ, A. F.; RICHTER, Ana Cristina; GONÇALVES, Gisele Carreirão; GONÇALVES, Michelle Carreirão; VIEIRA, Carmen Lúcia Nunes. Corpo, infância, cuidados de si: Educação Física no contexto da Educação Infantil. Inter-ação (UFG. Impresso) , v. 34, p. 152-163, 2009.
234. PINTO, F. M.; VAZ, A. F. Sobre a relação entre saberes e práticas corporais: notas para a investigação empírica do fracasso em aulas de Educação Física. Educação e Realidade, v. 34, p. 261-275, 2009. 
233. BOMBASSARO T.; VAZ, A. F. Sobre a formação de professores para a disciplina Educação Física em Santa Catarina (1937-1945): ciência, controle e ludicidade na educação dos corpos. Educar em Revista (Impresso), v. 33, p. 111-128, 2009.
232. GOMES, Ivan Marcelo; ALMEIDA, Felipe Quintão de; VAZ, A. F. Sobre corpo, reflexividade e poder: um diálogo entre Anthony Giddens e Michel Foucault. Politica & Sociedade, v. 8, p. 299-319, 2009.
231. VAZ, A. F.; HAMMES, Priscila Daniela; BENDO, Priscila; INVERNIZZI, Lisandra. Educação Física em Classe Hospitalar: notas sobre uma experiência com uma turma de primeiros anos do ensino fundamental. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 18, p. 167-184, 2009.
230. Zuin, Antônio. O Orkut E As Representações Dos Alunos Sobre Os Professores. Revista teias (UERJ. Online), v. 10, p. 1-20, 2009. 
229. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Ambiente das Mídias Digitais: Reflexões sobre Comunicçação e Educação. Perspectiva (UFSC), v. 27, p. 141-162, 2009.
228. PUCCI, B. Um encontro de Adorno e Nietzsche nas Minima Moralia. Impulso (Piracicaba), v. 19, p. 63-74, 2009.
227. PUCCI, B. Experiências brasileiras da atualidade da Teoria Crítica. Constelaciones. Revista de Teoría Crítica, v. 1, p. 160-166, 2009. 
226. DURÃO, F. A. Penser la question de la Theory. Loxias, v. 24, p. 1, 2009. 
225. DURÃO, F. A. Monologismo de lo múltiple. Tópicos del Seminario, v. 21, p. 25-46, 2009. 
224. DURÃO, F. A. Da fluidificação da letra: transformações da produção de saber na crítica e teoria literárias. Leitura. Teoria & Prática, v. 52, p. 17-22, 2009. 
223. DURÃO, F. A. Problemas de la representación del subalterno: el caso de Gayatri Spivak. Representaciones (Córdoba), v. 5, p. 39-50, 2009. 
222. DURÃO, F. A. Da politização da desconstrução em Gayatri Spivak. Revista de letras (UNESP. Online), v. 49, p. 289-302, 2009. 
221. DURÃO, F. A. Três ideias para a validade da *Dialética do Esclarecimento* 60 anos depois. Artefilosofia (UFOP), v. 7, p. 13-20, 2009. 
220. HULLOT-KENTOR, R.; DURÃO, F. A. Entrevista com Robert Hullot-Kentor. Artefilosofia (UFOP), v. 7, p. 96-108, 2009. 
219. LASTÓRIA, L. A. C. N. O Status do Pai na Psicanálise: um debate travado a partir da clínica contemporânea. Percurso. Revista de Psicanálise, v. 42, p. 192-196, 2009.
218. GOMES, L. R. Educação e Comunicação em Habermas: o entendimento como mecanismo de coordenação da ação pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), v. 18, p. 231-250, 2009.
217. MARINHO, Simão Pedro P.; TARCIA, Lorena; ENOQUE, Cyntia Freitas de Oliveira; VILELA, Rita Amelia. T. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da WEB 2.0 no currículo da escola em tempos de convergência da mídia. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 4, p. 01-27, 2009.
216. LOUREIRO, R.; LOUREIRO, Robson. "Considerações sobre a filosofia de Theodor Adorno e o pós-moderno. Educação e Realidade, v. 34, p. 175-190, 2009. 
215. LOUREIRO, R. Educação e cinema no GT 16 da ANPED: notas sobre Adorno, Benjamin e o cinema. Cadernos de Pesquisa em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, V. 15, n. 29 (dez. 2009). Vitória: PPGE, 2009. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, v. 15, p. 24-60, 2009.

2008

214. SILVA, Alex Sander da . Mímesis, expressividade estética, semiformação e educação em Theodor Adorno. Espaço Pedagógico, v. 15, p. 9-23, 2008.
213. BASSANI, Jaison José; VAZ, A. F. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno. Educação & Sociedade (Impresso), v. 29, p. 99-118, 2008. 
212. MAIA, Ari Fernando ; ANTUNES, Déborah Chistina . Música, indústria cultural e limitação da consciência. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso), v. VIII, p. 1143-1176, 2008.
211. ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, A. F. O corpo e as técnicas sobre ele, no sentido do embelezamento: sobre os esquemas da indústria cultural na Revista Boa Forma. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 14, p. 199-223, 2008.
210. ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, A. F. Uma narrativa histórica por meio da beleza: comentários sobre História da beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje, de Georges Vigarello. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, p. 145-151, 2008.
209. VAZ, A. F.; ALBINO, Beatriz Staimbach. Fragmentos filosóficos (sobre o corpo): Dialektik der Aufklärung, sessenta anos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 12, p. 1-6, 2008.
208. ALBINO, Beatriz Staimbach; HAMMES, Priscila Daniela; VAZ, A. F. Certezas ambíguas: entre o dom e o mérito de ser bela, segundo a Revista Boa Forma. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 12, p. 1-10, 2008. 
207. ALBINO, Beatriz Staimbach; Zeiser, Cristiane Camila; BASSANI, Jaison José; VAZ, A. F. Acerca da violência por meio do futebol no ensino de educação física: retratos de uma prática e seus dilemas. Pensar a Prática (UFG), v. 11, p. 60-69, 2008.
206. INVERNIZZI, Lisandra; VAZ, A. F. Educação Física nos primeiros anos do ensino fundamental: uma pesquisa sobre sua organização pedagógica em classe hospitalar. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 14, p. 115-132, 2008.
205. ALBINO, Beatriz Staimbach; HAMMES, Priscila Daniela; VAZ, A. F. Um interesse pelo corpo-natureza: embelezamento, artifício, romantismo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 12, p. 1-10, 2008.
204. ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, A. F. Corpo, vida, diagnóstico do presente: aproximações exploratórias entre Theodor W. Adorno e Michel Foucault. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 13, p. 1-9, 2008.
203. BASSANI, Jaison José; TORRI, Danielle; ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escolarização: da centralidade da disciplina e do desempenho ao discurso da formação. ISEF Digital, v. 12, p. 1-14, 2008.
202. SOUZA, Camilo Araújo Máximo de; VAZ, A. F.; BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, A. J. Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso) , v. 14, p. 85-111, 2008.
201. OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de; OLIVEIRA, Luciane Paiva Alves de; VAZ, A. F. Sobre corporalidade e escolarização: contribições para a reorientação das práticas escolares da disciplina Educação Física. Pensar a Prática (UFG) , v. 11, p. 303-318, 2008.
200. RICHTER, Ana Cristina; VAZ, A. F. Alimentación e higiene en la rutina de la Educación Infantil: calidad de vida como artificio en la instrucción de las conductas y potencialización de los hijos de la nación. Educación física y Ciencia, v. 10, p. 77-100, 2008.
199. VAZ, A. F.; BASSANI, Jaison José. Esporte e Identidade nacional no Brasil: negociaçoes em torno de quatro ídolos. Materiales para la historia del deporte , v. 6, p. 46-62, 2008.
198. VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a relação ensino-pesquisa na formação inicial em Educação Física. Motrivivência, v. XX, p. 76-90, 2008.
197. ANTUNES, Deborah; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Do Bullying Ao Preconceito: Dos Desafios Da Barbárie À Educação. Psicologia e Sociedade, v. 20, p. 33-42, 2008. 
196. Zuin, Antônio. Tabus sexuais entre professores e alunos. Pro-Posições (Unicamp), v. 19, p. 135-151, 2008. 
195. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Dialética Socrática Como Paidéia Irônica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, p. 11-30, 2008.
194. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Educação De Sísifo. Educação e Sociedade, v. 30, p. 583-607, 2008. 
193. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Mediação Tecnológica, Efeitos Estéticos e Educação. Impulso (Piracicaba), v. 18, p. 71-78, 2008.
192. PUCCI, B. Novos problemas e temas em Filosofia da Educação à luz da Teoria Crítica da Sociedade. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, p. 153/9-164, 2008.
191. DURÃO, F. A. Report on a Frankfurt School Conference in Brazil. Rethinking Marxism, v. 20, p. 321-325, 2008. 
190. DURÃO, F. A. Giros em falso no debate da Teoria. Alea. Estudos Neolatinos, v. 10, p. 54-69, 2008. 
189. DURÃO, F. A. The Challenge of Critical Reflexivity through a Postmodern Paradox. American, British and Canadian Studies, v. 10, p. 167-176, 2008. 
188. DURÃO, F. A. Jacques Derrida's *Specters of Marx* at the intersection of philosophy and literature. Letras & Letras, v. 24, p. 105-112, 2008.
 187. DURÃO, F. A. Sobre a relevância dos estudos literários hoje. Linguasagem, v. 2, p. 2, 2008. 
186. GOMES, L. R. Indústria Cultural, Resistência e Educação: a teoria do agir comunicativo enquanto possibilidade de emancipação. Educação e Filosofia, v. 22, p. 115-138, 2008.
185. MARINHO, Simão Pedro P.; TARCIA, Lorena; ENOQUE, Cyntia Freitas de Oliveira; VILELA, Rita Amelia. T. In times of media convergence, incorporating Web 2.0 in the curriculum is the new challenge to schools. Journal of Social Informatics, v. 5, p. 1-16, 2008.
184. LOUREIRO, Robson; LOUREIRO, R. “Educação, Cinema E Estética: Elementos Para Uma Reeducação Dos Sentidos". Educação e Realidade, v. 33, p. 135-154, 2008.
183.  LOUREIRO, Robson; DELLA FONTE, S. S.; MARI, C. L.; LOUREIRO, R. "Utopia E Ética: A Contribuição De Thomas Morus". Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE. UFES, v. 14, p. 7-25, 2008.

2007

182. VAZ, A. F. Anotaciones sobre la relación entre subjetividad y objetividad en el proceso de investigación: ocho ideas sobre la elaboración de proyectos. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 12, p. 1-6, 2007.

181. VAZ, A. F.; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Política e Epistemologia no CBCE: resenha do livro. Movimento (Porto Alegre), v. 13, p. 221-230, 2007.
180. VAZ, A. F.; TORRI, Giselle; BASSANI, Jaison José. Dor e tecnificação no contemporâneo culto ao corpo. Pensar a Prática (UFG), v. 10, p. 93-105, 2007.
179. TORRI, Danielle; ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, A. F. Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar. Educação e Pesquisa (USP), v. 33, p. 499-512, 2007.
178. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Ich Hasse Gern Meinen Lehrer: Orkut, Schüler Und Ihr Bild Des Lehrers. Pädagogische Korrespondenz, v. 36, p. 67-75, 2007. 
177. ZUIN, Antonio Alvaro Soares ; COSTA, Belarmino Cesar G. Ser é ser percebido: a indústria cultural e a reeducação sentidos. Comunicações (Piracicaba), v. 13, p. 13-23, 2007.
176. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Educação E Comunicação: Uma Abordagem Histórico-Filosófica. Educação e Realidade, v. 31, p. 43-61, 2007. 
175. PUCCI, B.; RAMOSDEOLIVEIRA, Newton. O enfraquecimento da experiência na sala de aula. Pro-Posições (Unicamp), v. 18, p. 41-49, 2007. 
174. DURÃO, F. A. On the rise of Theory: promisses, shortcomings and the place of literature. American British and Canadian Studies, v. 8, p. 10-21, 2007.
173. GOMES, L. R. Educação, consenso e emancipação na teoria da ação comunicativa de Habermas. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, v. 15, p. 53-63, 2007. 
172. GOMES, L. R. Educação e Interação Linguística em Habermas. Ícone (FIT. Uberlândia), v. 13, p. 61-76, 2007. 
171. VILELA, Rita Amelia. T. Criticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo. Educação em Revista (UFMG), v. 45, p. 223-248, 2007. 
170. VILELA, Rita Amelia. T.; CARNEIRO, Juliana A. S; MALETA, A. P. B.; XAVIER, Gláucia do C. Desvendar a sala de aula, entender práticas curriculares inovadoras: dimensões para o debate sobre a inclusão como o grande desafio da escola contemporânea. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE. UFES, v. 13, p. 171-196, 2007. 
169. LOUREIRO, R. Aversão à teoria e indigência da prática: crítica a partir de Adorno. Educação e Sociedade, v. 28, p. 522-541, 2007.

2006

168. MWEWA, Muleka; VAZ, A. F. Corpos, cultura, paradoxos: observações sobre o jogo de capoeira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 45-58, 2006.

167. VAZ, A. F. Reflexões de Passagem sobre o Lazer: Notas sobre a Pedagogia da Indústria Cultural. Pensar a Prática (Online), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 13-26, 2006.
166. GOMES, Ivan Marcelo; PICH, Santiago; VAZ, A. F.. Sobre algumas vicissitudes da noção de saúde na sociedade dos consumidores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 3, p. 137-151, 2006.
165. HANSEN, Roger; VAZ, A. F. "Sarados" e "gostosas" entre alguns outros: aspectos da educação de corpos masculinos e femininos em academias de ginástica e musculação. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 133-152, 2006.
164. TORRI, Danielle; VAZ, A. F. Do centro à periferia: sobre a presença da Teoria Crítica do Esporte no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 1, p. 185-200, 2006.
163. MELO, Victor Andrade; VAZ, A. F. Cinema, corpo, boxe: suas relações e a construção da masculinidade. ArtCultura (UFU) , Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 139-160, 2006.
162. NUNES, Ingrid Kleist Clark; VAZ, A. F. Centro de formação continuada de professores: experienciando a educação à distância. Extensio (Florianópolis), v. 3, p. 1-11, 2006.
161. Zuin, Antonio Álvaro Soares. A vingança do fetiche: reflexões sobre indústria cultural, educação pela dureza e vício. Educação e Sociedade, CEDES/UNICAMP - CAMPINAS, v. 27, n. 94, p. 71-91, 2006. 
160. Zuin, A. A. S. Educação à distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade, CAMPINAS, v. 27, n. 1, p. 935-955, 2006. 
159. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Indústria Cultural E A Educação Danificada: Uma Análise Do Trote. ENSAÍSMO, v. 1, p. 7-25, 2006. 
158. ZUIN, Antonio Alvaro Soares; COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Ser é Ser Percebido: A Indústria Cultural e a Reeducação dos Sentidos. Comunicações (Piracicaba), v. 1, p. 13-22, 2006.
157. PUCCI, B. E a razão se fez máquina e permanece entre nós. Educação e Filosofia, v. 20, p. 71-88, 2006
156. DURÃO, F. A. Towards a Model of Inclusive Exclusion: Marginal Subjectivation in Rio de Janeiro. A Contracorriente (Raleigh, N.C.) / Journal on Social History and Literature in Latin America, Raleigh, v. 3, n. 2, p. 88-106, 2006. 
155. DURÃO, F. A. Da escrita de um passado presente. Alea. Estudos Neolatinos, v. 8, p. 113-139, 2006. 
154. GOMES, L. R. Emancipação e Consenso na Educação. Comunicações (Piracicaba), v. 13, p. 69-80, 2006.

2005

153. RODRIGUES, Luciana Azevedo . Indústria Cultural, corpos falíveis e a necessidade de impressionar. Tempo da Ciência (UNIOESTE), v. 12, p. 93-112, 2005.
152. RICHTER, Ana Cristina; VAZ, A. F. Corpos, saberes e infância: um inventário para estudos sobre a educação do corpo em ambientes educacionais de 0 a 6 anos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 79-93, 2005.
151. VAZ, A. F.; VIEIRA, Carmen Lúcia Nunes; GONÇALVES, Michelle Carreirão. Educação do corpo e seus limites: possibilidades para a Educação Física na classe hospitalar. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 71-87, 2005.
150. VAZ, A. F. Doping, esporte, performance: notas sobre os limites do corpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 1, p. 23-36, 2005.
149. VAZ, A. F. Teoria Crítica do Esporte: origens, polêmicas, atualidade. Esporte e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2005.
148. VAZ, A. F. Subjetividade, memória, experiência: sobre a infância em alguns escritos de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Educação em Revista (Marília), Marília, v. 6, p. 51-66, 2005.
147. ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, A. F. "Mulheres, como deves ser": um estudo sobre a educação do corpo feminino no jornal Dia e Noite. Temas & Matizes, v. IV, p. 63-73, 2005.
146. PUCCI, B. Iniciação Científica: em busca da maioridade prometida. Espaço Pedagógico, Passo Fundo-RS, v. 12, n. 01, p. 78-90, 2005. 
145. PUCCI, B. Tecnologia, Crise do Indivíduo e Formação. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba- SP, v. 02, p. 70-80, 2005. 
144. DURÃO, F. A. Adorno e Derrida: uma tentativa de aproximação. Forum Deustch - Revista Brasileira de Estudos Germanísticos, Rio de Janeiro, v. IX, p. 71-87, 2005. 
143. DURÃO, F. A. An exception to exceptionalism: Ismail Xavier's O Olhar e a Cena. New Cinemas, University of Leeds, v. 3, n. 2, p. 129-132, 2005. 
142. DURÃO, F. A. Duas formas de se ouvir o silêncio: revisitando 4 Kriterion, Belo Horizonte, v. XLVI, n. 112, p. 429-441, 2005. 
141. DURÃO, F. A. Mutações na prática crítica. Philósophos (UFG), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 23-43, 2005. 
140. GOMES, L. R. Racionalidade Comunicativa e a perspectiva da tolerância e do consenso na educação. Espaço Pedagógico, v. 12, p. 25-38, 2005. 
139. LOUREIRO, R. Considerações sobre o cinema na teoria crítica - Theodor Adorno e Alexander Kluge: um diálogo possível. Impulso (Piracicaba), Pircacicaba (SP), n. n. 39, p. 01-18, 2005.

2004

138. VAZ, A. F. Corporalidade e Formação na Obra de Theodor W. Adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, 2004. 
137. MARAGNO, Mozart; VAZ, A. F. O Desastre do Sarriá: futebol e identidade nacional na experiência da derrota. Motus Corporis (UGF), Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 9-27, 2004.
136. OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de; VAZ, A. F. Educação do corpo: teoria e história. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 13-19, 2004. 
135. GASPAR, Luís Carlos de Jesus; PICH, Santiago; VAZ, A. F. Política pública de esporte escolar e Educação Física escolar: entre a inclusão social e a busca por talentos esportivos, tendo como pano de fundo o Programa Estadual de Escolar de Santa Catarina. Motrivivência, Florianópolis, v. XVI, n. 23, p. 103-116, 2004 
134. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Quase Morte: Notas Sobre A Indústria Cultural Contemporânea. Revista Sul Americana de Filosofia da Educação, BRASÍLIA, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2004.
133. PUCCI, B. Anotações sobre Teoria Crítica e Educação: uma história de 10 anos de pesquisa. Comunicações (Piracicaba), UNIMEP - Piracicaba, SP, v. 11, n. 2, p. 109-126, 2004.
132. DURÃO, F. A. A Short Circuit of Reading: Red Dragon as Anti-Theory. Iowa Journal of Literary Studies, Iowa City, v. 4, p. 19-26, 2004. 
131. DURÃO, F. A. Enforced Happiness; Or, Domination Brazilian Style. Idea arts + society, Cluj (Romênia), v. 18, p. 141-147, 2004. 
130. DURÃO, F. A. Adorno in Brazil. Atenea: a bilingual journal of the humanities and social sciences, Mayagüez (Porto Rico), v. XXIV, n. 2, p. 9-24, 2004. 
129. DURÃO, F. A. Sobre a ficção suprema: prolegômeno e contra-exemplo. Estudos Anglo-Americanos, Belo Horizonte, v. 27-28, p. 67-80, 2004. 
128. DURÃO, F. A. Uma Iniciativa a ser Emulada. Impulso (Piracicaba), Piracicaba, v. 38, p. 125-113, 2004. 
127. DURÃO, F. A.. Breves observações sobre a teoria, suas contradições e o Brasil. Revista de Letras (UNESP. Impresso), São José do Rio Preto, v. 44, n. 1, p. 81-95, 2004. 
126. FABIANO, L. H. Mídia e massificação cultural - utilitarismo estético e dominação ideológica. Teoria e Prática da Educação, v. 7, p. 327-333, 2004. 
125. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. O poeta, o crimidéia e a morte. Revista Análise. Série Ciências Humanas, v. 03, p. 17-22, 2004.

2003

124. VAZ, A. F. Educação do corpo, conhecimento, fronteiras. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 2, p. 161-172, 2003. 
123. VAZ, A. F. Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 7-11, 2003. 
122. BASSANI, Jaison José; VAZ, A. F. Comentários sobre a educação do corpo nos textos pedagógicos de Theodor W. Adorno. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 13-37, 2003. 
121. VAZ, A. F. Corpo, educação e indústria cultural na sociedade contemporânea: notas para a reflexão. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 14, n. 2(41), p. 61-75, 2003. 
120. BASSANI, Jaison José; TORRI, Danielle; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambigüidades. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-212, 2003.
119. VAZ, A. F.; BASSANI, Jaison José. O Brasil dos pés à cabeça: esporte, indústria cultural e identidade nacional nos anos setenta. Motus Corporis (UGF), Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 9-25, 2003.
118. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O Corpo Como Publicidade Ambulante. Perspectiva (Florianópolis), FLORIANÓPOLIS, v. 21, n. 1, p. 39-55, 2003. 
117. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Sobre A Atualidade Dos Tabus Em Relação Ao Professor. Educação e Sociedade, CAMPINAS, v. 1, n. 83, p. 417-429, 2003. 
116. Zuin, Antonio A. S.; PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Newton Ramos de. Adorno E A Educação. Educação e Sociedade, v. 24, p. 375-377, 2003. 
115. PUCCI, B. A Filosofia e a Música na formação de Adorno. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 377-390, 2003. 
114. PUCCI, B. PPGE-UNIMEP: Marcas/Marcos de uma História. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, SP, v. 10, n. 2, p. 113-121, 2003. 
113. PUCCI, B. Atualidade das "Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista". Revista do COGEIME, v. 23, p. 35-44, 2003. 
106. DURÃO, F. A. As artes em nó. Alea. Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 5, p. 47-60, 2003.
112. LASTÓRIA, L. A. C. N. Impasses éticos na educação hoje. Educação & Sociedade, Cedes - Unicamp, v. 24, n. 83, p. 429-440, 2003.
111. FABIANO, L. H. Adorno, Arte e Educação: Negócio da arte como negação. Educação e Sociedade, Campinas-SP, v. 24, n. 83, p. 495-505, 2003. 
110. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. A liberdade na vida e na arte. Revista Análise. Série Ciências Humanas, S. Carlos - SP, v. 02, p. 67-80, 2003. 
109. VILELA, Rita Amelia. T. O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 21, p. 431-466, 2003.

2002

108. VAZ, A. F.; PETERS, Leila Lira; LOSSO, C. D. Identidade cultural e infância em uma experiência curricular integrada a partir do resgate das brincadeiras açorianas. Revista da Educação Física, Maringá, v. 13, n. 1, p. 71-77, 2002. 
107. VAZ, A. F. Notas sobre a relação teoria e prática em Antonio Gramsci e Theodor W. Adorno & Max Horkheimer. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 425-442, 2002.
106. VAZ, A. F. Esporte e mitologia em três momentos de nossa identidade nacional. Verso e Reverso (São Leopoldo), São Leopoldo, v. XVI, n. 34, p. 19-35, 2002. 
105. VAZ, A. F. Esporte e indústria cultural em Theodor W. Adorno: reflexões sobre a educação do corpo. Nuances (Presidente Prudente), Presidente Prudente, v. VIII, n. 8, p. 33-46, 2002.
104. VAZ, A. F.; BASSANI, Jaison José; SILVA, Aline Scotti da. Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de educação física no ensino fundamental. Motus Corporis (UGF), Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 23-39, 2002. 
103. VAZ, A. F. Indústria cultural e educação do corpo: notas para entender a sociedade contemporânea. Soma (Foz do Iguaçú), Foz do Iguaçú, v. 1, n. 3, p. 1-18, 2002. 
102. GONÇALVES, Gisele Carreirão; VAZ, A. F.; FERNANDES, L. L. Itinerários da inclusão de pessoas com histórico de deficiência: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de Educação Física. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 63-71, 2002. 
101. VAZ, A. F. Aspectos, contradições e mal-entendidos da educação do corpo e a infância. Motrivivência, Florianópolis, v. XIII, n. 19, p. 7-11, 2002.
100. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Universidade E Barbárie: O Caso Do Trote. Série-Estudos (UCDB), Campo Grande/MS, v. 1, n. 13, p. 39-51, 2002. 
99. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O Trote No Curso De Pedagogia E A Prazerosa Integração Sadomasoquista. Educação e Sociedade, CAMPINAS/SP, v. 1, n. 79, p. 243-257, 2002. 
98. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da; PENTEADO, Regina Zanella; GIANNINI, Susana Pimentel Pinto . A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 11, n. no. 2, p. 49-64, 2002.
97. LASTÓRIA, L. A. C. N. Introdução ao Problema Educacional da Ética e da Política na Formação do Psciólogo. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 1, n. 09, p. 62-71, 2002.
96. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Perspectivas do Futuro. Revista Análise. Série Ciências Humanas, São Carlos / SP, v. 01, n. 01, p. 09-14, 2002. 
95. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Telêmaco e Ulisses: modelos da educação. Interciência. Série Direito em Debate, Catanduva - S Paulo, v. 01, p. 37-50, 2002.

2001

94. VAZ, A. F. Técnica, Esporte, Rendimento. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. VII, p. 87-93, 2001. 
92. VAZ, A. F. Políticas públicas para o esporte e o lazer em Santa Catarina: Reflexões e considerações. Revista da Educação Física, Maringá, v. 12, n. 1, p. 89-96, 2001. 
91. VAZ, A. F. Regulamentação da profissão: desejos e mal-estares. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. VII, n. 2001/2, p. 20-27, 2001. 
90. VAZ, A. F. Técnicas corporais e cuidados com o corpo em amibentes educacionais: aspectos da formação de professores e professoras. Motus Corporis (UGF), Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 9-31, 2001. 
89. VAZ, A. F. Corpo, natureza e cultura em um projeto de educação no meio rural. Motrivivencia (UFS), Forianópolis, v. 13, n. 15, p. 73-85, 2001
88. ZUIN, Antonio Alvaro Soares; CARDOSO, L. Sobre A Atualidade Do Conceito De Indústria Cultural. Educação e Sociedade, CAMPINAS, v. 21, n. 54, p. 9-18, 2001. 
87. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Indústria Cultural, Realidade Virtual E A Formação Educacional Dissimulada. Contexto & Educação, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 37-56, 2001.
 86. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Barbárie Estética e Produção Jornalística: A Atualiadade do Conceito de Indústria Cultural. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 76, p. 106-120, 2001.
85. PUCCI, B. Tenho uma leve impressão de que estou sendo vigiado. Comunicações (Piracicaba), UNIMEP - Piracicaba, SP, v. 08, n. 01, p. 197-201, 2001. 
84. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação: 10 anos de história e de sonhos. Comunicações (Piracicaba), UNIMEP, Piracicaba, SP, v. 08, n. 02, p. 163-169, 2001. 
83. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, p. 13-30, 2001. 
82. LASTÓRIA, L. A. C. N. Ethos sem Ética: A Perspectiva Crítica de T. W. Adorno e M. Horkheimer. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, v. 76, n. n.especial, p. 63-74, 2001. 
81. FABIANO, L. H.; PALANGANA, Isilda Campane. IDENTIDADE E CULTURA MERCANTILIZADA. Psychologica (Coimbra), Coimbra-Portugal, v. 1, n. 1, p. 233-244, 2001. 
80. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Do ato de ensinar numa sociedade administrada. Cadernos Cedes: Indústria Cultural e Educação, Campinas, v. XXI, n. 54, p. 19-27, 2001.
79. FRANCO, R. Balzac, o preferido de Marx, visto por G. Lukács. Lettres Francaises (São Paulo), Araraquara, v. 4, p. 169-186, 2001.

2000

78. VAZ, A. F. Esporte e modernidade: notas sobre crítica e escritura histórica em Walter Benjamin. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 5, n. 26, 2000.
77. VAZ, A. F. Da modernidade em Walter Benjamin: crítica, esporte e escritura histórica das práticas corporais. Educar em Revista, Curitiba, n. 16, p. 61-79, 2000. 
76. VAZ, A. F. Dominar a natureza, educar o corpo: notas a partir do tema da mímesis em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, Argentina, v. 5, n. 27, 2000. 
75. VAZ, A. F. Na constelação da destrutividade: o tema do esporte em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Motus Corporis (UGF), Rio de Janiero, v. 7, n. 1, p. 65-108, 2000. 
74. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Educação e Emancipação: Adorno, crítico da semicultura. Pro-Posições (Unicamp), CAMPINAS/SP, v. 8, n. 2, p. 71-83, 2000. 
73. PUCCI, B. Crônicas Acadêmicas. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, SP, v. 05, n. 02, p. 220-223, 2000. 
72. PUCCI, B. Walter Benjamin confidente de Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, SP, v. 07, n. 02, p. 55-69, 2000. 
71. PUCCI, B. Filosofia negativa e educação: instrumentos e roupagens para se pensar a educação. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, SP, v. 07, n. 01, p. 34-39, 2000. 
70. PUCCI, B. Considerações extemporâneas sobre as metodologias qualitativas. Comunicações (Piracicaba), v. 7, p. 225-260, 2000. 
69. PUCCI, B. Sentido(s) da Filosofia hoje. Educação e Filosofia, Uberlândia, MG, v. 14, p. 67-79, 2000. 
68. Pereira, A. P.; PUCCI, B.; ZUIN, Antônio Álvares Soares. Pedagogia Crítica de Henry Giroux: uma crítica imanente (resenha de Vilmar A. Pereira. Espaço Pedagógico, v. 7, p. 83-88, 2000. 
67. DURÃO, F. A. Rememórias. Nepantla, Durham, NC, v. 1, n. 2, p. 445-449, 2000. 
66.  DURÃO, F. A. Sobre os quatro discursos de Lacan. Alea. Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 141-153, 2000. 
65. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. A educação nos embates do dia a dia. Boletim do Departamento de Didática (Araraquara), Araraquara -, v. 13/14, p. 111-136, 2000. 
64. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Adorno e o surrealismo. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. Ano 7, n. no. 1, p. 40-43, 2000. 
63. FRANCO, R. Romance e Filosofia. Revista Itinerários, Araraquara, v. 15/16, p. 123-132, 2000. 
62. FRANCO, R. A relação entre Teoria e Práxis segundo Adorno. Perspectiva (Florianópolis), São Paulo, v. 23, p. 85-99, 2000.

1999

61.RODRIGUES, Luciana Azevedo . Corporeidade e educação: um estudo nas trilhas de J. J. Rousseau. Comunicações (UNIMEP), Piracicaba, v. 1, n.6, p. 232-238, 1999.
60. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, M. N. . Mímesis e racionalidade na formação cultural. Comunicações (Piracicaba), piracicaba, v. 1, n.6, p. 91-96, 1999.
59. RODRIGUES, Luciana Azevedo . Corporeidade e educação: um estudo nas trilhas de J. J. Rousseau. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 1, n.6, p. 232-238, 1999.
58. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, M. N. . Mímesis e racionalidade na formação cultural. Comunicações (Piracicaba), piracicaba, v. 1, n.6, p. 91-96, 1999.
57. VAZ, A. F. Aprender a produzir e mediar conhecimentos: um olhar sobre a prática de ensino de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. XI, n. 13, p. 11-34, 1999. 
56. VAZ, Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a naturaza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES (Impresso), Campinas, v. 19, n. 48, p. 89-108, 1999.
55. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O Prazer Da Indiferença À Barbárie: Uma Análise Dos Aspectos Psicológicos Da Indústria Cultural. Olhar (UFSCar), SÃO CARLOS/SP, v. 1, n. 1, p. 74-82, 1999.
54. PUCCI, B. Anotações sobre o ato de escrever: como se desfazer dos clichês. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 6, n. 01, p. 253-257, 1999. 
53. PUCCI, B. A Com(tra)posição Arte-Filosofia. Comunicações (Piracicaba), UNIMEP - Piracicaba, SP, v. 06, n. 02, p. 235-243, 1999.
52. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Navegando Nos Mitos: Resenhas de José Saramago. Comunicações (Piracicaba), PIRACICABA / SP, v. 06, n. 01, p. 243-245, 1999. 
51. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. A nova LDB e os movimentos sociais: etapa de um longo processo. Temas em Educação e Saúde, Araraquara - SP, v. 02, p. 41-58, 1999. 
50. FRANCO, R. Dialética do mestre e do escudeiro. Itinerários (UNESP), Araraquara, v. 14, p. 159-164, 1999. 
49 FRANCO, R. A propósito de Walter Benjamin, ainda. Olhar (UFSCar), São Carlos, v. 2, p. 146-151, 1999.

1998

48.. VAZ, A. F. Esporte e política: a Copa do Mundo de 1978 vista da Alemanha. Motus Corporis (UGF), Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 156-173, 1998.
47. MAIA, Ari Fernando . Notas sobre Ideologia e Educação. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, UNESP, Botucatu, SP, v. 02, n.03, p. 23-34, 1998.
46. MAIA, Ari Fernando . Apontamentos sobre Ética e Individualidade a partir da Mínima Moralia. Psicologia USP, USP, São Paulo, SP, v. 09, n.02, p. 151-177, 1998.
45. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. O Estado da Educação na Folha de Jornal - Como os Jornais de Grande Circulação Abordam a Questão Educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília - DF, v. 76, p. 579-612, 1998. 
44. PUCCI, B. Filosofia da Educação: para quê?. Perspectiva (Florianópolis), FLORIANOPOLIS: ED. DA UFSC, v. 16, n. 29, p. 23-44, 1998. 
43. PUCCI, B. O Caráter assistemático dos escritos de Adorno. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 05, n. 02, p. 40-48, 1998. 
42. PUCCI, B. Pós-graduação e produção do conhecimento: do direito ao ensaio. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 05, n. 02, p. 266-272, 1998. 
41. PUCCI, B. Para que serve o exame de qualificação?. Comunicações (Piracicaba), UNIMEP, PIRACICABA, SP., v. 05, n. 01, p. 174-177, 1998. 
40. PUCCI, B. Quando novos educadores caem do céu. Comunicações (Piracicaba), UNIMEP, PIORACICABA, SP, v. 05, n. 01, p. 174-177, 1998. 
39. DURÃO, F. A. Atualidade de Shakespeare. Itinerários (UNESP), Araraquara, SP, v. 13, p. 149-161, 1998. 
38. DURÃO, F. A. Para uma dialética do Texto. Sínteses (UNICAMP. Impresso), v. 3, p. 115-123, 1998. 
37. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Tempo dos Sofistas, Tempo de Ruptura? Uma Leitura da Historia A Contrapelo. Multiciência (ASSER), SÃO CARLOS, v. 3, n. 1, p. 105-118, 1998.
36. FRANCO, R. Censura e modernizacao cultural à época da ditadura. Perspectivas (São Paulo), São Paulo, v. 5, p. 77-94, 1998. 
35. FRANCO, R. Índio ou missionário? Sobre Maíra de D. Ribeiro. Itinerários (UNESP), Araraquara, v. 13, p. 75-83, 1998.

1997

34. VAZ, A. F. Práticas corporais e democracia popular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 212-218, 1997.
33. PUCCI, B. Filosofia negativa e Educação: Adorno. FILOSOFIA, SOCIEDADE E EDUCACAO, UNESP - MARILIA, v. 1, n. 1, p. 163-192, 1997. 
32. PUCCI, B. PPGE-UNIMEP: da arte de narrar a sua história. Impulso (Piracicaba), UNIMEP, PIRACICABA, SP, v. 10, n. 21, p. 25-34, 1997. 
31. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Formação, Alteridade e Educação. Impulso (Piracicaba), PIRACICABA, v. 9, n. 19, p. 19-28, 1997. 218. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Ensino de 1º e 2º Graus: Aspectos Gerais da Educação No Brasil. Boletim do Departamento de Didática (Araraquara), ARARAQUARA, v. 13, n. 13, p. 7-22, 1997. 
30. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Ensino de 1º e 2º Graus: Aspectos Gerais da Educação No Brasil. Boletim do Departamento de Didática (Araraquara), ARARAQUARA, v. 13, n. 13, p. 7-22, 1997. 
29. LOUREIRO, R.; DELLA FONTE, S. S. A ideologia da saúde e a educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 18, p. 126-132, 1997.

1996

29. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Pedagogia Do Oprimido Em Tempos Da Industrialização Da Cultura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, BRASÍLIA, v. 76, n. 182/183, p. 171-199, 1996.
27. PUCCI, B.; OLIVEIRA, Newton Ramos de; MOURA, C. B. Teoria da Semicultura, de Theodor W. Adorno (Tradução). Educação e Sociedade, EDITORA PAPIRUS, CAMPINAS, v. 56, p. 388-412, 1996.
26. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Para Compreender A Educação Brasileira Contemporânea. Boletim do Departamento de Didática (Araraquara), ARARAQUARA, v. 12, n. 10, p. 15-36, 1996.
25. LOUREIRO, R.; DELLA FONTE, S. S. Educação e linguagem cinematográfica. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba/SP, v. v3, n. 1, p. 36-43, 1996. 
24. LOUREIRO, R. História e educação: reflexões sobre a arte da destruição. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba/SP, v. v3, n. 1, p. 106-115, 1996. 
23. LOUREIRO, R. Pedagogia histórico-crítica e educação física: a relação teoria e prática. Revista Brasileira de Ciências do Esp