NUC

Teatro Universitário

Com o objetivo de estimular o gosto pelo fazer teatral e também possibilitar o enriquecimento da experiência universitária com atividades artísticas visando uma educação integral, vários núcleos teatrais foram formados na UNIMEP.

Os núcleos que se mantêm em atividade atualmente são os grupos “Pé de Cana”,  do Campus Santa Bárbara d'Oeste e os grupos “Cochichonacoxia” e “Andaime”, do Campus Taquaral, que são coordenados por Antonio Chapéu. Em 2006 foi iniciada uma pesquisa sobre bonecos e formas animadas, coordenada pelo bolsista assistente Valtencir Franzol.

Com o objetivo de aprofundar as pesquisas ligadas às artes cênicas foi criado, em 1986, pelos atores/diretores Antonio Chapéu e Carlos Jerônimo, o Grupo Andaime. O grupo é reconhecido, hoje, como um dos mais importantes núcleos teatrais da região, com várias premiações em Festivais Nacionais de Teatro. Ao completar dez anos de existência, em 1996, o "Andaime" deu início ao "Peixe Pára", "Nonoberto Nonemorto", “Alice através do tempo” e um processo de pesquisa e criação, do qual resultaram os espetáculos "Lugar onde Comovento”, referências fundamentais em sua trajetória criativa. É uma rica história que conta com  mais de 200 apresentações, em 70 cidades de seis estados brasileiros e 90 prêmios em vários festivais, além de 13 prêmios de melhor espetáculo.

 Em 1999 o “Andaime” realizou duas apresentações na região de Trento/Itália como parte de um intercâmbio cultural. Em novembro de 2006 o Grupo Andaime participou de uma turnê com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”, onde  realizou quatro apresentações nos Estados Unidos da América, nas cidades de Pulaski – Tenessee,  Poultney  - Vermont, New York City, NY e Marietta - Ohio.