NUC

Núcleo Universitário de Cultura

Desde sua fundação em 1881, o Colégio Piracicabano (instituição que deu origem à Unimep), se preocupa com a formação integral de seus alunos, entendendo a arte como parte do processo educativo.

Na Universidade a partir de 1980 criou-se um espaço propício para o desenvolvimento do coral e do teatro universitário. Atuando separadamente e por vezes integrando suas atividades, esses segmentos culturais foram trabalhando com o objetivo de contribuir para o Projeto Universitário da UNIMEP.

Em 1986, os setores de teatro e música se juntaram, criando o Núcleo Universitário de Cultura. O NUC, como é mais conhecido, buscou abrir um espaço cultural para refletir, planejar e produzir arte como forma de educar. O setor tem como objetivo inserir as vertentes artísticas da cultura no cotidiano da comunidade universitária, bem como relacionar-se com a comunidade externa.

Em relação à comunidade universitária, o NUC busca expandir os horizontes culturais, principalmente dos alunos, a partir de uma abordagem pedagógica das manifestações artísticas, entendendo tal procedimento como forma de complementação à formação universitária.

Atualmente o Núcleo Universitário de Cultura desenvolve suas atividades no campus Taquaral, Santa Bárbara e Centro, através dos grupos de teatro “Andaime”, “PédeCana” e “Cochichonacoxia” e os corais “Apepú-Yamí” e “Vera-Cordis”. Dentro das atividades da Mostra Acadêmica, anualmente acontece o UNICULT, festival cultural envolvendo os grupos de teatro e coral universitário e também, o concurso de Contos e Crônicas.