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Apresentação

A Avaliação Institucional na Unimep está associada, como referência de qualidade, ao Projeto Institucional, e tem como objetivos produzir conhecimentos, identificar as causas dos problemas e deficiências, fortalecer a consciência pedagógica e as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais tornando mais efetiva a vinculação com a comunidade acadêmica. Trabalhada de forma processual e contínua tem-se construído, ao longo, do tempo um conhecimento sobre a realidade de suas atividades e produtos desde a implementação da Política Acadêmica Institucional em 1991/1992.

No ano 1997, elaborou-se o “Programa de Avaliação Institucional” direcionado à avaliação de Cursos de Graduação. Nesse projeto foram estabelecidos 5 eixos norteadores: 1) Currículo; 2) Ações do Processo Específico de Ensino Aprendizagem; 3) Estrutura e Apoio; 4) Projetos e Atividades, e, 5) Operacionalidade da Gestão do Curso. Esses eixos foram tomados como referência para avaliar os cursos de graduação com Projeto Pedagógico aprovado.

Em 2001, cada curso designou um gestor (docente do curso) para se dedicar à avaliação interna, contando com o apoio da coordenação do curso, da comissão de avaliação da faculdade e do conselho de curso. 

Em 2004, atendendo a Lei do SINAES, a Unimep constitui sua Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), porém continuou trabalhando com o modelo anteriormente proposto centrado em 5 eixos. Para a coleta de opinião, utilizaram-se questionários construídos coletivamente em cada curso e aplicados aos diversos segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes, funcionários e egressos. Além desses dados, cada curso elaborou seu relatório individual. Estes relatórios passaram a fazer parte do planejamento interno de cada curso, proporcionado orientação para diversas ações que foram, na medida do possível, implementadas. Essas ações foram tomadas como base para a elaboração do Relatório Geral de Avaliação Institucional. Após a publicação dos primeiros resultados dessa modalidade de avaliação, novas etapas foram  estruturadas e estabelecidas pela CPA. 

 Em 2007, concluído o primeiro ciclo e o processo de meta-avaliação, pôde-se indicar a necessidade de ajustes no Programa de Avaliação Institucional. Levou-se em conta, no entanto, o esforço e a experiência adquiridos para situar a Instituição em um novo patamar, qual seja, o de assimilar as 10 dimensões estabelecidas na Lei dos SINAES (nº 10.861, de 14 de abril de 2004). Passou-se, então, considerar a Instituição como um todo, partindo da Missão Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), chegando-se às atividades fins da IES: Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Estas, sustentadas pelas dimensões de pessoal, infraestrutura, gestão e sustentabilidade financeira sem desconsiderar o impacto gerado na comunidade pela existência da Unimep em seu entorno. A operacionalização do Projeto de Autoavaliação obedeceu à fundamentação teórico-metodológica própria, de acordo com a legislação vigente.  Foi de competência do setor de Avaliação Institucional da Unimep a implementação desse projeto, utilizando e desenvolvendo sistemas e instrumentos informatizados, para coleta e análise de dados. Na coleta de dados foram utilizados instrumentos e procedimentos operacionais que garantiram o anonimato das informações coletadas, a fidedignidade dos dados coligidos, assegurando confiabilidade no tratamento científico e estatístico a que foram submetidos.

No período de 2008-2009, após intensos trabalhos da CPA na montagem de um modelo de questionário pautado nas 10 dimensões selecionadas pelo SINAES, este foi implantado por meios eletrônico-informacionais. Entrementes, desenvolveram-se diversas atividades de sensibilização das quais participaram toda a comunidade.

Por fim a comunidade foi convidada a responder aos questionários de forma on-line. O sistema permitia que o acesso ao questionário fosse executado tanto interna quanto externamente à instituição.

Os resultados desse processo foram discutidos em fórum específico com os coordenadores dos cursos e diretores das faculdades e, também, divulgados aos estudantes em link específico na intranet da instituição.

Em outubro de 2009, a Coordenadoria de Ensino, vinculada à Reitoria, promoveu um encontro com as faculdades para um seminário de meta-avaliação. Neste evento, visando o aprimoramento do processo de autoavaliação, foram examinados os processos de avaliação anteriores buscando identificar seus acertos e eventuais equívocos, assim como suas potencialidades e fragilidades tanto na metodologia de avaliação aplicada quanto na divulgação dos dados apurados.

Considerando a complexidade institucional da universidade e os resultados do seminário de meta-avaliação, foram traçadas ações para o alcance de novos objetivos relacionados à avaliação de 2010. A CPA iniciou um estudo a partir dos resultados apurados do processo anterior no que diz respeito tanto aos instrumentos utilizados e à forma de aplicação das avaliações.

Em agosto de 2010, a Coordenadoria de Ensino, juntamente com a Comissão Própria de Avaliação, promoveu um fórum com as direções das faculdades e coordenações de cursos para discutir uma nova proposta visando os objetivos quanto à melhoria dos processos acadêmicos e administrativos. Nesta ocasião foram apresentadas as principais etapas para a realização da Avaliação Institucional Interna da Unimep, metodologia utilizada, estratégias para garantir a participação de um maior número de integrantes da comunidade interna, e metas a serem alcançadas com a aplicação do instrumento.

Já para o segmento dos funcionários a reunião ocorreu com todas as gerências departamentais buscando o resgate da importância da avaliação institucional. Nessa ocasião foram ouvidas as experiências dos gerentes com as avaliações anteriores e foram anotadas todas as contribuições relacionadas ao instrumento, que pudessem melhorá-lo e motivar os colaboradores a participar do processo.

Os relatórios finais das avaliações da Unimep expressam o resultado do processo de discussão coletiva, análise e interpretação dos dados coletados, configurando os aspectos parciais desses procedimentos e, também, a totalidade da autoavaliação, utilizando-se uma visão holística do sistema em estudo. Além de clareza na comunicação e do caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos, os relatórios apresentam sugestões para ações de natureza administrativa, pedagógica e técnico-científica que devem ser consideradas para implementação, a curto, médio e longo prazos, a critério dos gestores da Unimep. A divulgação dos resultados do processo de avaliação interna da Unimep se dá em termos de apresentação pública e discussão dos resultados obtidos, sendo efetuados, conforme decisão da CPA,  mediante documentos informativos, impressos e eletrônicos, reuniões, seminários, acessíveis à comunidade interna e externa.

Os contatos com o Setor de Avaliação Institucional podem ser realizados através do telefone (19) 3124-1703 ou pelo e-mail avalia@unimep.br
© 2008 Universidade Metodista de Piracicaba - Todos os direitos reservados.


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