Acesso com e-mail

@unimep.br

Acesso com cartão


Problemas no acesso?

Consulte o Sistema de Ajuda

Acessibilidade Contatos e Endereços
Calendário Acadêmico
LinkedIn
Twitter
Facebook
Youtube
você está em: home > graduação > negócios internacionais

Curso de Negócios Internacionais

Piracicaba Taquaral

3 estrelas pelo Guia do Estudante
Vestibular
Transferências
Portadores de diploma
Titulação Docente
Notícias
  • Coordenação
    • Profa. Dra. Regina C. F. Simões
      (19) 3124-1694
      rcsimoes@unimep.br
Contato
  • Noturno
    • ·Valor:        R$ 1081.00**
** Valor para ingressantes no 1º semestre de 2015.

Informações Gerais

Cada vez mais, a área de Negócios Internacionais vem ganhando relevância no cenário nacional. Comprar do exterior e vender para o exterior se tornou rotina em quase 50 mil empresas do Brasil. Essas práticas sinalizam para uma demanda maior de profissionais qualificados e competentes, com profissionalização e técnicas apuradas. A região de Piracicaba está entre as que mais participam do total de importações e exportações do país, seja por empresas do setor tecnológico, seja por empresas do agronegócio. Há uma crescente necessidade de profissionais que analisem tendências de mercado, elaborem estratégias de internacionalização, analisem sistemicamente procedimentos de importação e exportação. Este é o perfil do bacharel em Negócios Internacionais, que é chamado de Analista de Negócios Internacionais.

O analista de Negócios Internacionais, a partir de seu perfil, seus conhecimentos, suas competências e habilidades, poderá trabalhar em:

a) organizações comerciais e industriais de qualquer porte;
b) empresas comerciais exportadoras, trading companies e importadoras;
c) associações comerciais;
d) entidades de classe;
e) câmaras de comércio;
f) órgãos públicos e trading points, na área de assessoria internacional;
g) prestadores de serviços, como operadores logísticos, agências de carga, comissarias de despachos, companhias de transporte, companhias de seguros, companhias de courier, companhias de inspeção, consultorias e assessorias privadas;
h) editoras especializadas;
i) entidades financeiras e bancos;
j) representações de organismos estrangeiros e consulados;
k) instituições de ensino e pesquisa.

Curso

A UNIMEP concorreu ao PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES GUIA DO ESTUDANTE em 2006, com o Curso de Administração - habilitação em Gestão de Negócios Internacionais, do qual o Curso de Negócios Internacionais é herdeiro. Na ocasião, recebeu o prêmio de "5 estrelas", ou seja, atingiu o nível de "excelência". O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar os desafios que transcendem os do mercado interno.

O curso também trabalha as habilidades necessárias para capacitar o Analista (bacharel) para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legistação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em empresas privadas, na área de prestação de serviços ou indústria, e organizações públicas, em assessorias para negócios internacionais.

No ano de 2013, a UNIMEP concorreu ao PRÊMICO MELHORES UNIVERSIDADES pelo Guia do Estudante e o Curso de Negócios Internacionais recebeu "4 estrelas".

Reconhecimento

O Curso de Negócios Internacionais recentemente recebeu a Comissão de Avaliadores do MEC e o Curso foi reconhecido com o conceito "4" (numa escala de 1 a 5). Foi recomendado pelos avaliadores o reconhecimento com a denominação "Negócios Internacionais", tendo em vista que a região de Piracicaba requer profissionais com essa formação específica. 

A Portaria número 277 de 14 de Dezembro de 2012 do MEC publicou oficialmente o reconhecimento do Curso com a denominação apresentada.

Vagas

O Curso oferece 80 vagas no período noturno, no vestibular de dezembro, com aulas no campus Taquaral. Mantém aulas aos sábados, no período vespertino, até o 4º semestre.

 

Duração

O Curso de Negócios Internacionais tem duração de, no mínimo, 4 (quatro) anos, 2.924 horas/aula (74% em aulas teóricas, 26% em aulas práticas e em aulas teórico-práticas).

Acervo Bibliográfico

O Curso de Negocios Internacionais conta com o seguinte Acervo Bibliográfico:

53.898 livros, 11.000 exemplares de periódicos e 1671 periódicos eletrônicos.

Histórico

O Curso de Negócios Internacionais (NI) surge como um curso novo, “herdeiro” ou “sucessor” do Curso de Administração com habilitação em Gestão de Negócios Internacionais (GNI) da UNIMEP, curso “5 estrelas” pelo GUIA DO ESTUDANTE 2006, existente desde 1999, e decorre do fim das habilitações em Administração, como prevê a Resolução CNE/CES no. 4/2005.

O Curso de Negócios Internacionais, bacharelado, segue a nomenclatura dos países da OCDE/UNESCO, que é denominada "International Business", com um ramo da área de Negócios.

Em 14 de dezembro de 2012, foi reconhecido como "Negócios Internacionais", conforme Portaria no. 277 de 14 de dezembro de 2012 do MEC.

Coordenação do Curso

A Coordenadora do Curso de Negócios Internacionais é a 
Profa. Dra. Regina Célia Faria Simões
rcsimoes@unimep.br

Perfil do Egresso

Diante das características assumidas pelo Comércio Internacional na atualidade, o perfil do profissional que procuramos formar no Curso de Negócios Internacionais tem as seguintes características relacionadas a um Analista, com visão sistêmica das operações internacionais:

a) capacidade de tomar decisões relativas às diversas áreas dos negócios internacionais, como  câmbio, exportação, importação, legislação aduaneira, transportes internacionais e outras;
b) saber trabalhar em equipe;
c) dominar línguas estrangeiras;
d) conhecer cultura geral, mundial e saber respeitar suas diferenças;
e) conhecer os fundamentos éticos;
f) apresentar visão sistêmica de negócios nacionais e conjuntura internacional;
g) ter habilidade para pensar com criatividade;
h) saber ouvir e respeitar a opinião do outro;
i) ter iniciativa e determinação e,
j) ansiar pelo conhecimento e pela informação.


© 2008 Universidade Metodista de Piracicaba - Todos os direitos reservados.