Acesso com e-mail

@unimep.br

Acesso com cartão


Problemas no acesso?

Consulte o Sistema de Ajuda

Acessibilidade Contatos e Endereços
Calendário Acadêmico
LinkedIn
Twitter
Facebook
Youtube
você está em: home > graduação > música - licenciatura

Curso de Música - Licenciatura

Piracicaba Centro


Vestibular
Transferências
Portadores de diploma
Notícias
Notícia do Curso
Notícias
  • Coordenação
    • Prof. Dr. Cassiano de Almeida Barros
      (19) 3124-1501
      csabarro@unimep.br
Contato
  • Noturno
    • ·Valor:        R$ 669.00**
** Valor para ingressantes no 1º semestre de 2015.

Profissão

O profissional pode atuar no magistério, na área de Artes-Música, do ensino formal (Educação Básica) e não-formal (escolas especializadas, organizações, instituições, dentre outros). Pode, ainda, realizar atividades de planejamento, ensaios e coordenação de corais e conjuntos musicais, atuar como músico intérprete e dedicar-se à pesquisa na área musical.

Curso

O Curso de Música-Licenciatura foi instituído a partir de uma parceria entre a UNIMEP e a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM), instituições que, atualmente, compartilham de um mesmo mantenedor, o Instituto Educacional Piracicabano (IEP). O curso visa à formação de professores de música para atuar na educação básica. Seu corpo docente é qualificado, constituído de professores doutores e mestres, experientes na área do ensino musical. Com aulas teóricas e práticas, garante uma formação ampla ao estudante, capacitando-o principalmente para o magistério da música, que é entendida em seu sentido mais amplo e irrestrito, que abarca os mais variados estilos e práticas dos mais diversos lugares e épocas.
O Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP alicerça-se nas práticas instrumental e vocal, consideradas recursos pedagógicos essenciais na educação musical. Nesse sentido, prioriza cinco frentes de ação: canto, flauta doce, instrumentos de teclado, violão e regência coral. Para o aperfeiçoamento dos estudantes, existem monitorias e projetos de estágios na EMPEM, na UNIMEP e em outras instituições credenciadas. O referencial do MEC para a área pode ser consultado aqui.

Currículo

O curso oferece disciplinas do núcleo comum da UNIMEP e disciplinas específicas da área de música. As atividades envolvem o uso de material pedagógico musical, práticas instrumentais, participação em coral, prática de formação de conjuntos musicais e de regência, além das práticas pedagógicas, do estágio supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Imagens

 

Vagas

Anualmente, são oferecidas 60 vagas no período noturno, com aulas no campus Centro da UNIMEP e na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle - EMPEM.

Duração

7 semestres - para os alunos ingressantes entre 2008 e 2013

8 semestres - para os alunos ingressantes a partir de 2014

Estágios

A partir do quinto semestre do curso, o aluno deve cumprir as disciplinas de estágio supervisionado, que exigem disponibilidade de horário no período matutino ou vespertino, uma vez por semana, para a realização das atividades na escola campo-de-estágio.

Infra-Estrutura

No campus Centro da UNIMEP, o curso conta com laboratório de teclado, violão, flauta, percussão e informática. Possui acervo bibliográfico próprio, com diversos títulos específicos da área de música, e compartilha com os demais cursos da universidade um grande acervo dedicado a temas transversais, como música e educação, música e sociedade, música e história, dentre outros. Conta, ainda, com amplas salas de aula e equipamentos multimídia.

Na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle - EMPEM, o curso dispõe de salas amplas equipadas com diversos instrumentos musicais e salas de concerto. Com uma área construída de 1.653 m², em um terreno com 1.825 m², numa área central de Piracicaba, a EMPEM possui infra-estrutura adequada para dar suporte às atividades acadêmicas do Curso. Conta com uma excelente biblioteca de partituras musicais e livros, além de um inestimável acervo de instrumentos musicais. Seus diversos conjuntos musicais e corais estão disponíveis aos licenciandos para estágios e práticas pedagógicas: Orquestra Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas, Orquestra Sinfônica Jovem, Coro Infanto-Juvenil, Coro Misto, Coro de Câmera e diversos conjuntos de câmera. Os licenciandos podem, também, estagiar junto às classes de musicalização e de instrumentos, tanto dos cursos livres como dos profissionalizantes da EMPEM.

Reconhecimento

Curso reconhecido pelo MEC, conforme Portaria SERES n.46, de 22 de maio de 2012, publicada no D.O.U. de 24/05/2012 - Seção I, p. 14, 15.

Renovação de Reconhecimento concedida pelo MEC, conforme Portaria SERES n. 286, de 21 de dezembro de 2012, publicada no D.O.U. de 27/12/2012 - Seção I, p. 13-145.


© 2008 Universidade Metodista de Piracicaba - Todos os direitos reservados.