Acesso com e-mail

@unimep.br

Acesso com cartão


Problemas no acesso?

Consulte o Sistema de Ajuda

Acessibilidade Contatos e Endereços
Calendário Acadêmico
LinkedIn
Twitter
Facebook
Youtube
você está em: home > graduação > jornalismo

Curso de Jornalismo

Piracicaba Taquaral

7º melhor curso entre as particulares de SP (RUF 2013).

4 estrelas pelo Guia do Estudante
Vestibular
Transferências
Portadores de diploma
Titulação Docente
Notícias
Notícia do Curso
Notícias
  • Coordenação
    • Prof. Ms. Paulo Roberto Botão
      (19) 3124-1676
      prbotao@unimep.br
Contato
Parcerias informa
  • Diurno
    • ·Valor:       R$ 1080.00**
  • Noturno
    • ·Valor:        R$ 1080.00**
** Valor para ingressantes no 1º semestre de 2014.

Por que estudar Jornalismo na Unimep?

  • É um dos cursos mais tradicionais do Estado, em funcionamento desde 1980
  • Está no Guia do Estudante desde a primeira edição. Em 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009 com 4 estrelas - Confira
  • Está entre os melhores cursos do país pelo RUF 2013 (Ranking Universitário da Folha de S. Paulo). É o sétimo melhor do Estado de São Paulo entre os particulares. Confira.
  • Possui programas de intercâmbio para os Estados Unidos, México, Japão e Argentina
  • Convênios garantem estágios nas empresas mais importantes da região
  • A estrutura laboratorial é atualizada, ampla e abrange todas as áreas – Confira
  • Eventos trazem profissionais do mercado e pesquisadores à universidade – Confira
  • Participa anualmente da Semana Estado de Jornalismo e seus alunos são premiados – Confira
  • Foi foi finalista da Expocom Sudeste em 2010 (Vitória)2011 (São Paulo), 2013 (Bauru), quando venceu em duas categorias,  e Expocom Nacional em 2010, 2011 e 2013 (Manaus), quando venceu em uma categoria
  • Oferece produção laboratorial nas áreas de: internet, jornal impresso, revista impressa, telejornalismo, radiojornalismo
  • Possui cursos de Pós-Graduação (especialização) em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Multimídia
  • Seus estudantes apresentam comunicações de pesquisa, extensão e iniciação científica em eventos intermos, como na 11ª Mostra Acadêmica da Unimep.

Conheça nossas páginas e blogs

Profissão

Com formação teórico-prática para exercer a profissão em jornais, rádios, emissoras de televisão, sites de informação e agências de notícias, o jornalista pode desenvolver também projetos de comunicação para os novos suportes tecnológicos digitais, como a Internet, e prestar serviços de assessoria para empresas, sindicatos e órgãos públicos.

Curso

O curso de Jornalismo da UNIMEP, criado em 1980, é reconhecido pela mídia especializada como um dos dez melhores do país, classificado com 4 estrelas em 2011 pelo Guia do Estudante da Editora Abril. Isso se deve, entre outros fatores, à infra-estrutura técnico-laboratorial, e a uma proposta pedagógica que articula capacitação profissional com a formação teórica, e valoriza a ética e a construção da cidadania.
Os alunos produzem o jornal laboratório Na Prática, com oito edições anuais, a revista científico-cultural Painel (voltada para professores do ensino médio), o jornal Ponto Final (encartado no Jornal de Piracicaba), documentários em vídeo e o telejornal Ensaio (veiculado na TV Unimep) e ainda produções em rádio, on-line e assessorias de comunicação.
A UNIMEP oferece curso de pós-graduação lato-sensu em Jornalismo Contemporâneo, Jornalismo Multimídia e Assessoria de Imprensa e oportunidades para o desenvolvimento de atividades de monitoria, extensão, pesquisa e programas de intercâmbio com instituições universitárias de outros países. Em 2011 o curso terá, no primeiro semestre, dois estudantes em intercâmbio, um na cidade de Puebla, no México (Universidad Madero) e outro em Ohio, nos Estados Unidos, no Marietta College.

Reconhecimento

Portaria nº 255 de 12/06/1984.

Vagas

120 vagas, divididas em 60 no período diurno, oferecidas em julho e 60 no período noturno, oferecidas em dezembro, com aulas no campus Taquaral.

Duração

4 anos, com 2.788 horas, sendo 44% de disciplinas práticas, 39% disciplinas teóricas, 14,5% no Estágio Supervisionado e 2,5% de Atividades Curriculares.

Acervo Bibliográfico

36.964 livros, 9.411 exemplares de periódicos e 208 periódicos eletrônicos.

Laboratórios

Redação, Planejamento e Produção Gráfica, Estúdio Fotográfico, Laboratório Fotográfico, Switcher e Pós-Produção, Edição, Equipamentos para Captação de Imagens Externas, Estúdio de Rádio, Estúdio de TV, Central Técnica, Sala de Projeções (filmes, vídeo), Produtora, Agência de Notícias, Jornal/Revista, Hemeroteca, Supervisão e Almoxarifado.

Estágios

O aluno deve desenvolver um projeto experimental nas áreas de jornalismo impresso, on-line, rádio e TV, além de apresentar uma monografia.

Pesquisa e Extensão

Através de propostas multidisciplinares, o curso desenvolve, em parceria com organizações sociais e empresas de comunicação, projetos de pesquisa e extensão, o que contribui para repensar as práticas do mercado de trabalho e o uso social dos meios de comunicação.


© 2008 Universidade Metodista de Piracicaba - Todos os direitos reservados.