Profissão
Presente de maneira intensa no cotidiano das pessoas, a Publicidade exige do profissional uma postura ética e de responsabilidade social.
O campo de atuação do publicitário é amplo, incluindo agências de propaganda, veículos de comunicação, empresas de pesquisa, assessoria de comunicação, setores de promoção e marketing das empresas e outros espaços advindos das novas tecnologias na comunicação.
Curso
O curso de Publicidade e Propaganda da UNIMEP vem sendo apontado pela mídia especializada como um dos melhores do país. Procura materializar a Política Acadêmica da Universidade na sua proposta de construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil. Nesse sentido, desenvolve diversos projetos multidisciplinares:
criação de campanha política; criação de campanha social, esportiva ou ecológica; projeto de pesquisa e o Projeto Experimental de conclusão do curso.
Possui laboratórios bem equipados.
Reconhecimento
Decreto nº 83.370 de 25/04/1979.
Objetivos
GERAIS:
Formar profissionais capacitados para refletir sobre processos de comunicação - por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e projetos interdisciplinares - e para desenvolver no mercado de trabalho um fazer - técnica - objetivando a elaboração, execução, controle e avaliação de projetos em comunicação, com ênfase na publicidade e na propaganda. Formar o cidadão crítico, que se posicione de modo ético–político, comprometido com a construção da cidadania a partir de uma visão múltipla da realidade, que possibilita a articulação entre os contextos global, regional e local.
ESPECÍFICOS:
Preparar o aluno para uma visão humanística no desempenho de suas funções profissionais;
Capacitar o aluno para o domínio da língua portuguesa, bem como habilitá-lo para a leitura e produção dos discursos nos diferentes sistemas de linguagem;
Estimular o aluno a reconhecer as transformações tecnológicas na área e aplicar as técnicas resultantes desse processo;
Estimular e habilitar o aluno para construir e executar projetos no campo da pesquisa científica, mercadológica e de opinião e atividades de extensão;
Capacitar o aluno na elaboração de campanhas publicitárias de caráter institucional e promocional;
Capacitar o aluno para o exercício das atividades em ações promocionais, eventos, patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, estudo e elaboração de programação visual e de identidades corporativas;
Preparar o aluno para atuar como um profissional sensível às demandas das realidades regional/local, tendo capacidade reflexiva global das questões midiáticas, bem como para desenvolver atividades junto aos veículos de comunicação;
Formar profissionais de comunicação para atuar em agências de publicidade e propaganda, empresas de pequeno, médio e grande porte, instituições públicas, privadas, sem fins lucrativos, movimentos sociais e outros.
Vagas
80 vagas no período noturno e 80 vagas no período diurno, oferecidas em dezembro, com aulas no campus Taquaral.
Duração
4 anos, com 2.850 horas-aula (2.040 em disciplinas teóricas e 810 em disciplinas práticas).
Acervo Bibliográfico
45.560 livros, 9.558 exemplares de periódicos e 208 periódicos eletrônicos.
Laboratórios
Redação, Planejamento e Produção Gráfica, Estúdio Fotográfico, Laboratório Fotográfico, Switcher e Pós-Produção, Edição, Equipamentos para Captação de Imagens Externas, Estúdio de Rádio, Estúdio de TV, Central Técnica, Sala de Projeções (filmes, vídeo), Produtora, Agência de Notícias, Jornal/Revista, Hemeroteca, Agência Escola de Publicidade e Propaganda, Supervisão e Almoxarifado.
Estágios
O aluno desenvolve no Projeto Experimental uma campanha que tem início com o atendimento ao cliente, passando pelo processo de pesquisa, planejamento, mídia, promoção de vendas, criação e produção. Além disso, pode participar de produção publicitária trabalhando na Agência Escola UNIMEP, durante qualquer etapa do curso.
Pesquisa e Extensão
Os projetos de pesquisa e extensão são desenvolvidos por alunos orientados por professores, visando aproximá-los do mercado de trabalho, privilegiando o estudo dos aspectos regionais da publicidade, complementando sua formação acadêmica e ampliando sua percepção da realidade profissional.
© 2008 Universidade Metodista de Piracicaba - Todos os direitos reservados.