Acesso com e-mail

@unimep.br

Acesso com cartão


Problemas no acesso?

Consulte o Sistema de Ajuda

Acessibilidade Contatos e Endereços
Calendário Acadêmico
LinkedIn
Twitter
Facebook
Youtube
você está em: home > > doutorado em educação
Curso de Doutorado em EducaçãoIndique Esta Página
Notícias
  • Coordenação
    • Prof. Dr. Cesar Romero Amaral Vieira
      (19) 3124-1577
      crvieira@unimep.br
Contato
** Valor para ingressantes no 1º semestre de 2014.

Proposta do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, responsável pelos Cursos de Mestrado e Doutorado, visa formar pesquisadores, docentes e outros profissionais na área.
Do ponto de vista acadêmico/pedagógico, desde 1997 a organização do Programa e suas atividades de ensino, pesquisa/orientação e extensão, no âmbito tanto do mestrado quanto do doutorado, orientam-se por dois eixos temáticos:

  • Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos; e
  • Política e História da Educação.

O primeiro privilegia o estudo das teorias de educação e os processos pedagógicos, especialmente a partir da análise da prática pedagógica e de suas tendências, dimensões e linguagens, no contexto histórico social, em termos amplos e na especificidade da instituição escolar. O segundo enfoca em especial a política, a gestão e a história da educação no Brasil, com seus desdobramentos práticos na organização e planejamento do sistema educacional em seus diferentes níveis.
Esses dois eixos temáticos são visualizados e entendidos na prática acadêmico/pedagógica do Programa como necessariamente integrados, mantendo-se sua distinção em termos didáticos para não se perderem de vista importantes dimensões do que em última instância constitui o grande eixo temático orientador do Programa: O PROCESSO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO, em toda a sua compreensão e extensão, desde seus condicionantes políticos, históricos e epistemológicos até seus aspectos teórico-práticos mais específicos.
À luz destes enunciados o Programa estrutura pedagogicamente em quatro Núcleos de Estudos e Pesquisas, a saber:

• História e Filosofia da Educação
• Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e não Escolar
• Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais 
 

Os Núcleos de Estudos e Pesquisas constituem-se a partir da aglutinação, por afinidade de interesses temáticos, de um número mínimo de docentes e discentes do Programa, e respondem pela organização e desenvolvimento da produção acadêmico-científica, que compreende, entre outros, o desenvolvimento de linhas e projetos de pesquisa, a participação na oferta das disciplinas básicas obrigatórias, o oferecimento de três a quatro disciplinas “nucleares” anualmente, a coordenação das atividades supervisionadas, e a orientação de dissertações e teses.  Além disso, os Núcleos trabalham sua especificidade na correlação com o(s) eixo(s) temático(s) e com os demais núcleos, de tal forma que o Programa assegure sua unidade na tensão do diferente.
A adoção desta estrutura organizacional pedagógica do Programa deu-se após vários anos de reflexões sobre a experiência da estrutura em áreas de concentração, em especial quando se avaliava a implantação do Curso de Doutorado. Diversamente das Áreas de Concentração, os Núcleos de Estudos e Pesquisas são estruturas muito mais flexíveis e ricas de possibilidades organizacionais. São espaços que aglutinam e integram as atividades científico-acadêmicas de docentes e discentes, onde muito mais facilmente se podem dar a discussão e a incorporação de novos temas, subtemas de investigação e de novas abordagens teórico-metodológicas.

Reconhecimento

O Programa de Pós-Graduação em Educação é Reconhecido pela CAPES. Conceito 5


© 2008 Universidade Metodista de Piracicaba - Todos os direitos reservados.