O que é estágio?

O estágio é uma atividade curricular que faz parte da formação acadêmica de estudantes vinculados aos cursos de educação superior e profissional, que possibilita o desenvolvimento e a articulação teórico-prática de sua formação. No estágio, o estudante tem a oportunidade de vivenciar as qualificações desejáveis para sua futura formação profissional. Na Unimep, o estágio é compreendido como um campo didático-pedagógico, orientado pela Política Acadêmica Institucional e pelos regulamentos e normas de cada curso/ área de conhecimento.

A Lei 11.788, de 25/09/2008 que dispõe sobre os estágios define esta prática, como um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa “o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

A Lei ainda define duas modalidades de estágio, são elas:

OBRIGATÓRIO: O estágio curricular obrigatório é uma disciplina supervisionada, que integraliza a estrutura curricular do curso, cabendo aos supervisores acadêmicos, com carga-horária docente destinada para esse fim, a supervisão específica e o acompanhamento do estagiário.

Nessa perspectiva, o estágio curricular obrigatório implica na formação do profissional em situações reais de vida e de trabalho e no desenvolvimento efetivo de conhecimentos e habilidades esperadas no exercício da profissão em sua área de formação.

NÃO OBRIGATÓRIO: O estágio curricular não-obrigatório é uma atividade opcional, supervisionada diretamente pela parte concedente de estágio e acompanhada por professor orientador do curso, respeitada a área de formação acadêmico-profissional do estudante.

Essa modalidade de estágio contribui com o enriquecimento na formação humana e profissional do estudante e pode ser incorporada à carga horária regular e obrigatória do curso. No entanto, depende sempre da concessão ou da parceria com uma instituição ou empresa concedente de estágio.

O estágio, portanto, tem grande importância na vida profissional do estudante, além de possibilitar às unidades concedentes, a oportunidade de contato com os conceitos científicos e atuais das diversas áreas de conhecimento.