Encontrando um espaço no mercado de trabalho:

Muitas das oportunidades somos nós que construímos, seja pelos nossos esforços na busca destas oportunidades, na nossa determinação e objetivos bem definidos ou ainda, porque nos preparamos para fazer diferença no mercado de trabalho.

Conhecer a área que mais lhe agrada e que pretende construir sua carreira é o ponto fundamental, mas nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso fazer um esforço de buscar autoconhecimento, estudar as oportunidades de mercado, conversar com profissionais da área e realizar pequenas “experiências” para que, de fato, possa se identificar com elas.

Neste sentido, o estágio é uma excelente oportunidade de conhecimento e aprimoramento profissional!

Queremos alertá-lo que as vagas divulgadas no site da Central de Estágios e até em outros portais de emprego têm prazos determinados e cada vez mais curtos de seleção. Para não perder oportunidades, deve acessá-las com frequência, pois em menos de uma semana, o processo pode abrir e encerrar e você ficar “fora desta”.

É importante destacar ainda que alguns cursos, em geral da área da saúde, possuem restrições quanto ao período para prática de estágio não-obrigatório, aquele que em que o aluno exerce como atividade complementar a sua formação e que é remunerado. No entanto, a maioria dos cursos permite estágio desde o primeiro semestre, sendo mais frequente as oportunidades para a metade do curso em diante.

Vagas de trainee, para alunos em fase de conclusão ou recém-formados também são excelentes oportunidades. Em geral, as empresas que desenvolvem este tipo de profissional, oferecerem treinamento, posições de liderança, desenvolvimento profissional e de carreira, além de bons benefícios.

Uma dica muito importante é manter-se conectado! Preparar um bom currículo, com informações claras e objetivas e atualizado no mínimo a cada 6 meses. O currículo deve representar o que você realmente é e ser adaptado para cada vaga que for concorrer.

O estudante que tiver interesse em outras dicas e um planejamento mais aprofundado tem a oportunidade de participar do Programa de Orientação de Carreira, desenvolvido pela Central de Estágios em parceria com o Curso de Psicologia, que ocorre semestralmente. Fique atento às inscrições.

Estar antenado às oportunidades, pode fazer diferença em sua vida!

Central de Estágios Unimep